quinta-feira, 17 de abril de 2008

LIBERTADORES DA AMÉRICA

FLUMINENSE 1 x 0 LDU

O Fluminense garantiu o 1°lugar no grupo 8 da Libertadores vencendo a LDU por 1 x 0, no Maracanã, com um gol de Cícero. Renato Gaúcho, não podendo contar com Washington e Dodô, escalou o time sem nenhum atacante de ofício sequer. Ainda assim, pode-se dizer que o Flu venceu o jogo até com certa traqüilidade. Com a vitória, o Tricolor tem boas chances de terminar a 1ªfase com a melhor campanha dentre os 32 clubes participantes, o que lhe garantiria jogar em casa o segundo jogo de todos os confrontos de "mata-mata" até o final da competição.

O Fluminense começou a partida com amplo domínio territorial e as chances de gol se sucediam. Cícero, que já vinha levando vantagem sobre os zagueiros equatorianos em todas as jogadas pelo alto, abriu o placar com uma cabeçada perfeita, aproveitando-se do bom cruzamento de Júnior César, aos 31 minutos de jogo.

O Fluminense que já tem Washington, o melhor cabeceador do Brasil na minha opinião, se dá ao luxo de dispor em seu elenco de outro jogador que também domina este fundamento como poucos. Cícero também é um exímio cabeceador. Tem bom sentido de colocação, é preciso no tempo de bola e executa o movimento do cabeceio com perfeição. Levando-se em consideração que o Flu tem jogadores de armação que cruzam bolas à área com competência, como Thiago Neves, Conca e Junior César, as jogadas aéreas vão se tornando uma marca registrada deste esquadrão tricolor.

O segundo tempo seguiu na mesma toada, com pressão do Flu e uma LDU encolhida em seu campo de defesa. As chances de gol não foram tantas e tão claras quanto na etapa inicial e o jogo ficou monótono, sem alterações no placar. Renato poderia até ter poupado alguns titulares importantes para o duelo na final da Taça Rio no domingo contra o Botafogo, uma vez que o time equatoriano entrou no Maracanã com o objetivo claro e pouco ambicioso de voltar para casa com um empate.

SANTOS 2 x 1 CÚCUTA

Conforme todos previam, foi uma classificação suada para o Peixe. Suada, sofrida e arrancada, que me permite cair no lugar comum de afirmar que foi um legítimo jogo de Libertadores, com todos os ingredientes necessários para uma partida ser definida como tal. Somente uma por uma vez, em 1984, o Santos fora eliminado antes das oitavas-de-final em dez participações na competição mais importante entre clubes no continente. Um empate no jogo de ontem, faria a história se repetir.

A tarefa do alvinegro praiano, ficou dramática quando o Cúcuta abriu o placar com um golaço de falta de Henry, aos 22 minutos de jogo. O Santos terminou o 1°tempo sem conseguir penetrar na defesa cerrada do Cúcuta, insistindo de maneira infrutífera nas bolas alçadas à área.

No 2°tempo, o Santos voltou com tudo pra cima dos visitantes. Aos 23 minutos, Wesley fez boa jogada pela esquerda e tocou para Kleber Pereira. O centroavante girou chutando para o fundo das redes colombianas e empatou o jogo. Os nervos ficaram à flor da pele. Domingos e Liancarlos trocaram tapas e foram expulsos. O técnico Leão não demorou a apresentar seu desequilíbrio habitual e também foi expulso pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda.

O Santos intensificou a pressão sobre o time colombiano e foi premiado com o gol, aos 43 minutos do 2°tempo. Kleber Pereira errou um cruzamento e a bola acertou o travessão. O argentino Trípodi aproveitou o rebote e soltou a bomba de perna direita para marcar o gol da classificação. Festa na Vila Belmiro. Agora o Santos se junta a Cruzeiro, Flamengo e Fluminense, todos já classificados para a próxima fase. Só falta o São Paulo.

REAL POTOSÍ 5 x 1 CRUZEIRO

O jogo, por si só, já seria difícil. Potosí e Orullo, ambas a quase 4000 metros acima do nível do mar, são as cidades mais altas aonde se joga o futebol profissional no mundo. Não satisfeito com as dificuldades que a prática do futebol sob o ar rarefeito já impõe, o técnico Adílson Batista também contribuiu com o resultado, fazendo do time do Cruzeiro, uma vítima de suas invencionisses táticas. Adílson, que costumeiramente se utiliza do clássico 4-4-2, optou por um esquema com três zagueiros(Thiago Martinelli, Leo Fortunato e Espinoza). Improvisou o volante Marquinhos Paraná na lateral-esquerda e começou com um meio campo recheado de volantes, adiantando Wagner para formar a dupla de ataque com Marcelo Moreno.

Foi um desastre. Principalmente a atuação de um bonde chamado Espinoza e de seus companheiros de zaga. O placar de 2 x 1(gols de Loyasa e Álvaro pintos para o Potosí, com Marcelo Moreno descontando, de pênalti, para o Cruzeiro) no 1°tempo, não traduz a superioridade exercida pelo time boliviano.

No início do 2°tempo, quando o Cruzeiro esboçava uma reação, o time mineiro levou um duro golpe com o terceiro gol do Potosí logo aos seis minutos, com Álvaro Pintos se aproveitando de uma bola mal rebatida pelo goleiro Fábio. E o time da casa trasformou o resultado numa sonora goleada de 5 x 1, com Isidro Candía ampliando aos 21 minutos e o veterano gorducho, Gatty Ribeiro, sacramentando o placar aos 41.

Não é de hoje que venho falando que esse miolo de zaga cruzeirense é fraco. Fraquíssimo. Quando um jogador como Espinoza adquire o status de xerifão, de comandante da zaga, é porque a coisa está braba. Já falei por aqui e volto a repetir: Espinoza é o típico zagueiro que entrega a rapadura na hora da decisão, podendo estragar a temporada de um bom time como o do Cruzeiro em um único lance. Que sirva de alerta, pois ontem a Raposa entrara em campo já classificada para a próxima fase da competição. E para aqueles que zombaram dos flamenguistas em sua cruzada na luta contra os jogos na altitude, só digo uma coisa: No dos outros é refresco, né?

22 comentários:

Anônimo disse...

Flu dominou o jogo mas eu sinceramente, quase tive um troço vendo mais de 12 finalizações perdidas...putz quantos gols perdidos...alguns muito perto de se fazer...não tenho coração pra isso não ....
Concordo em gênero e grau com você Rod , jogos em altitude são f...., cara, antes do jogo do flu eu estava vendo um bate papo no sport tv acerca desse tema...um cara, esqueci o nome, tava explicando que a cidade tem mais de 3 mil de altitude e os jogadores ainda têm que subir mais para ir aonde está o campo aonde o jogo vai ser realizado..somando, fica mais de 4m il metros de altitude...isso é uma violência ao organismos de quem não está acostumado a viver em tais condições...é só perguntar a qualquer médico ...então , é claro, é óbvio que o time de fora já chega com essa grande desvantagem...neguinho não aguenta. corre e não consegue respirar...isso é injusto ...deveria haver um debate sério sobre isso...e que esses jogos sejam proibidos não acha?

Anônimo disse...

Ué,,,,no início da noite eu vi uma foto do filme Diários de MOtocicleta aqui no post e agora sumiu....será que vi demais...????Ìa comentar algo sobre esse filme...mas ele sumiu..rs...rs.
Filmaço....eu tenho em casa , ele é tão bom que minha filha de 14 anos, em plena adolescência o comprou para mim...e ama o filme, e stá sempre revendo. mas já que ele sumiu, fico por aqui....bjs galera...boa noite. fiquem em paz.
Te.

ROD disse...

Oi Te
Esse lugar que vc está falando é Potosí. É um absurdo se jogar futebol nestas condições. A 4000 mts de altitude, uma baba como o Real Potosí, consegue enfiar 5 gols no bom time do Cruzeiro. Mesmo a Raposa jogando mal, é demais. Quando descem o morro, esses times se mostram frágeis e apanham pelo mesmo placar dilatado que venceram na altitude, ou seja, além do risco à integridade física dos atletas que vivem ao nível do mar, os critérios esportivos são afrontados, pois a altitude funciona como um dopping natural para os times da casa.

Nossa...Eu adorei Diários de Motocicleta...Te falei lá no blog do Cal que queria rever Match Point. Dificilmente eu revejo um filme. Dificilmente...
Eu vi Diários de Motocicleta no cinema e revi no DVD 2 vezes. Muito bom mesmo.
E a imagem sumiu ontem, né? Acho que foi algum problema no blogspot, mas já tá tudo na boa.

beijos e um bom dia.
fui...

Anônimo disse...

Teresa, houve o debate sério. A Fifa, apoiada por pareceres médicos, proibiu os jogos na altitude para as eliminatórias da Copa do Mundo. Ao mesmo tempo se declara incompetente para determinar o mesmo para competições entre clubes na América do sul. Vai entender...

DERLY. disse...

caro rod não assisti o filme mas ago
ra me sinto na obrigação de pegar o
dvd pois se voce assistiu tres vezes
e a te também está recomendando estou
vacilando,um abraço a todos e bom fi
nal de semana prolongado.

ronaldo derly

ROD disse...

Ronaldo, veja mesmo, pois o filme é imperdível!
Abraço, irmão!

Anônimo disse...

Pois é Renato mas há que se fazer alguma coisa a respeito né...tem que haver algum tipo de pressão acerca disso, ou juntar todos os times que vivem no nível do mar e boicotar mesmo os campeonatos...só assim se consegue as coisas...fazendo barulho, protestando...ora,,,vai ficar os times sendo prejudicados, os jogadores com a saúde prejudicada não só enquanto estão lá mas quando voltam também durante um tempo....enquanto a FiFa fica teorizando.......????? ?Se não houver nenhum movimento as coisas não mudam...as mudanças não acontecem...

Anônimo disse...

Ronaldo, Diários de Motocicleta é lindo,,,vale a pena, a música também é muito bonita, eu não só tenho o filme como tenho também a trilha sonora...nunca me esqueço da parte em que no dia do aniversário de Che...ele se sai e vai encontrar seus amigos leprosos a quem ele tratava com todo amor...queria dividir esse dia com eles...e deixa os outros na festa...cara...pensa, que ser humano faz isso????? para se fazer esse tipo de coisa tem que ter muita generosidade e amor no coração....
Eu também não gosto de rever filmes Rod, mas alguns eu amo tanto que os compro....deixo lá...depois de um ano ou mais os revejo....fizi sso também com o senhor dos anéis..que é um filme totalmente diferente de Diários..mas tem minha pa ixão igualmente....

Anônimo disse...

o anonimo sou eu Te...rs.não consegui postar com meu nome

Anônimo disse...

Grande Rod, estou querendo comentar aqui desde o post do Black Crowes. Mas, sinceramente, não sei o que está acontecendo.Sempre fico bloqueado.
Vou continuar tentando.

DERLY. disse...

valeu te pela força realmente nesse
feriado prolongado vai ser uma pedida
assistir diários até porque a locado
ra perto da minha casa é das melhores
aqui de brasilia,e boa sorte no domin
go no clássico vovô,estaremos de olho
afinal a finalissima promete ser quen
te.

um abraço rod e galera ronaldo derly

ROD disse...

Mutíssimo obrigado pela visita, André Luiz. Fico muito feliz de receber aqui, um cara tão inteligente e culto quanto você. Volte outras vezes.

Não sei se vc estava tentando comentar como usuário blogger. Mas vejo que você conseguiu comentar usando a opção Nome/URL. Talvez seja isso. Realmente não sei.

Um grande Abraço.

Anônimo disse...

Um bom fer iado pra todo mundo, descansem vejam filmes, namorem, escalem as montanhas, escutem muita música...e antes de tudo resgatem a paz no coração que o dia à dia nos retira muitas vezes.
Obrigada pela força Ronaldo, bem eu tô uma pilha de nervos com esse jogo, acho que nem vou cara...porque ´è claro, o botafogo é favorito, todo mundo sabe, tem um time muito mais bem treinado do que o flu...apesar desse ter ótimos jogadores mesmo sem dodo ou leandro amaral....ou mesmo o washington...os tres atacantes..mas a gente sabe que o botafogo é favorito e ainda por cima tem um passado de dois jogos perdidos pra ele...sei não,,,acho melhor ficar quieta vendo o jogo em casa...sou muito passional...muito intensa...mas claro que vou torcer com toda garra ....e se tiver festinha no clube depois da vitória eu conto pra vocês quantos autógrafos eu consegui na minha camiseta..rs...rs

Anônimo disse...

Fala, Rod!
Não tenho muito o que falar da Libertadores, pq ODEIO torcer contra e secar times dos outros...
Então, deixo aqui meu comentário sobre Diários de Motocicleta, filmaço, e Che...grande Che! Esse sim era um cara de brio, coragem, desapego ao poder e ao materialismo!
Che VIVE!
Abraços!

Anônimo disse...

E o Cal é quem desencadeou o comentário meu acima...quem me fez pensar nisso sobre o Che.,
Outro filme que tenho em casa e que , para mim é uma obra de arte é "2001 Uma Odisséia no Espaço" do Stanley....esse filme é algo....

Anônimo disse...

Meninos, acabei de ler que vão colocar árbitros atrás dos gols na final da taça rio...se não vai valer para mudar o resultado isso vai dar muita confusão não acham? e afinal pra que fazer essa mudança em uma decisão....????????

ROD disse...

Também tenho grande admiração pelo CHE, Cal, e desapego ao materialismo é uma ótima definição para este grande ser humano. É uma pena que alguns pretensos seguidores estão desvirtuando todo o seu legado.

Tê, lembra quando eu te expliquei sobre os Erros de Fato(meramente interpretativos) e os Erros de Direito(aplicação errônea da regra)? Pois bem. Essa notícia que você leu já está gerando polêmica entre os especialistas de arbitragem. O JR Wright, já afirmou inclusive, que a participação dos árbitros "a mais" poderá ser interpretada como um Erro de Direito, pois não ha previsão na regra do futebol para tal hipótese. Acresentou ainda, que uma vez que a Justiça Desportiva interpretar o fato como um Erro de Direito, a partida poderá até ser anulada.
Confusão à vista.
Neguinho gosta de inventar...

Anônimo disse...

Rod, você diz anulada essa partida? Putz que confusão....
Mas, você sbe se a presença deles já está decidida para amanhâ?

Anônimo disse...

Isso tudo foi por causa da mão do ADriano né não?...rs.

ROD disse...

Tê, parece que sim. Eles vão participar amanhã.

Veja as palavras do Jorge Rabello, que dirige a comissão de arbitragem da FERJ, no Globo de hoje: "Em vez de cumprirem papel burocrático, como quartos árbitros, atuarão auxiliando o juiz de forma muito mais participativa".

O J R Wright questionou a legalidade da medida: "É ilegal, não está no texto da regra. A FIFA ainda pode experimentar isso, mas a FERJ não tem poder para definir nada. Isso pode acarretar até mesmo em um Erro de Direito e problemas para a federação."

Tê, não sou supersticioso, mas lembro a você, que o Botafogo está envolvido na decisão...você sabe que tem coisas que só acontecem com eles, né? hehehe...Pra dar alguma merda não custa....hehehe

beijo.

Anônimo disse...

Essa tá ótima Rod..rs...rs
Nem tinha pensado nisso ...
é sim...TUDO acontece com eles e nenhum outro...
kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

algumas vezes não consigo postar com meu nome aí vai anônimo mesmo.
mas por favor, nem todo anônimo sou eu tá?