domingo, 20 de abril de 2008

BOTAFOGO BI-CAMPEÃO DA TAÇA RIO

O Botafogo conquistou a Taça Rio com méritos, vencendo o Fluminense por 1 x 0, gol de Renato Silva. Foi uma boa partida, movimentada desde o seu início, com o vencedor marcando seu gol somente no final quando estava com um a menos em campo. Grande público no Maracanã: 68.480 pagantes.

Já era sabido que seria o duelo entre o time mais bem treinado contra o dos melhores valores individuais, mas o Botafogo começou melhor técnica e taticamente. Renato optou por usar Cícero em sua posição de origem, na cabeça de área, adiantando Conca para o ataque.

Mais uma vez, Washington -único atacante de ofício escalado por Renato- entrou em campo nitidamente fora de condições. Renato chegou a perguntá-lo sobre o tornozelo durante o 2°tempo. O centroavante deixou de abrir o placar para o tricolor ao desperdiçar uma cobrança de pênalti aos 23 minutos de jogo. Após a partida, na entrevista coletiva, Renato afirmou que irá cobrar explicações dos jogadores, pois Washington não estava escalado para cobrar a penalidade. Estaria pré-determinado que o cobrador deveria ser escolhido entre Thiago Neves, Conca e Gabriel, pois Washington sequer treinara as cobranças durante a semana.

Durante todo o 1°tempo, o Fluminense se viu envolvido pelo bom toque de bola e pela alternância de posições dos jogadores do Botafogo. As melhores chances do Flu, apareciam em jogadas individuais de Thiago Neves -muito bem marcado por Diguinho- pela direita e com Júnior César pela esquerda.

Na etapa final, o Botafogo não se deu por vencido pelas adversidades surgidas e, na base da raça e da superação, conseguiu o gol da vitória num momento em que o Fluminense pressionava no jogo. Túlio, que fizera um excelente 1°tempo, passou mal no vestiário durante o intervalo e foi substituido por Leandro Guerreiro. Aos 20 minutos, Cuca colocou o atacante Fábio no lugar de Zé Carlos, numa clara tentativa de tornar seu time mais ofensivo.

Alessandro foi expulso aos 30 minutos e o Botafogo ficou sem seu lateral direito. Foi aí que Renato papou mosca pela segunda vez, na minha opinião -a 1ª foi quando escalou Washington fora de condições. O treinador do Fluminense não aproveitou sua vantagem numérica. Ali seria a hora exata de se colocar mais um atacante em campo. O Botafogo se segurou com um a menos sem muitas dificuldades e marcou o gol aos 40 minutos, com Renato Silva escorando de perna esquerda, um chute cruzado do atacante Fábio. Dois minutos depois, Renato Gaúcho promoveu a entrada de Tartá no lugar de Ygor, mas aí já era tarde demais. Jorge Henrique ainda foi expulso aos 48, desfalcando o Botafogo na primeira partida das finais contra o Flamengo junto com Alessandro.

Vitória Justa. Vitória da disciplina tática, da coragem, da raça e da improvisação. O alvinegro leva o Bi da Taça Rio e se classifica para a finalíssima contra o Flamengo com louvor. Parabéns ao Botafogo e à sua torcida. Ressalte-se o trabalho de Cuca, que leva o Botafogo à final com a melhor campanha, a defesa menos vazada e o ataque mais positivo do campeonato.

Será o tira-teima da final do campeonato estadual passado, vencida pelo Flamengo. Gostem ou não, a maior rivalidade no futebol carioca atual é a existente entre Flamengo e Botafogo.

Que vença o melhor.

21 comentários:

Ailton Gomes disse...

Rod, não entendi essa do Renato Gaúcho cobrar explicações de jogadores. Pq o cara não determinou na hora que o penal deveria ser cobrado pelo T.Neves? Por sinal, esse não jogo nadinha.

Acho o Renato boleirão demais.

ROD disse...

Ailton,
Ele afirmou que na hora da cobrança não quis interferir para não tumultuar. Para mim, o nome disso é omissão.

O Renato tem futuro, mas eu o considero um técnico ainda em formação. Boleirão demais, como você falou. Ainda está mais para ex-jogador do que para técnico. Ele leva jeito, ele chega lá.
Mas hoje vacilou.

Anônimo disse...

créu, Renato, créu!
Toma, infeliz!
O URUBU
PODE ESPERAR
A TUA HORA VAI CHEGAR

DERLY. disse...

caro amigo rod ótima análise como sem
pre do jogo,acho que o washington foi
fominha no lance do penalty,o batedor
deveria ser o gabriel,e o rg deveria
ter ousado mais quando o bota perdeu
um jogador,colocou o garoto muito tar
de,agora acho engraçado voçe falar em
grande público(68000)e pensar que na
final do brão 83 flaxsantos o maior
público da história do brão,o maraca
recebeu apenas 155.000 pagantes,caram
ba o estádio encolheu mesmo,abraço.

ROD disse...

Ronaldo,

Confesso que no início, eu também achava estranho ler e ouvir que um público de 40, 50 mil pessoas, se tratava de um grande público no Maracanã. Comecei a freqüentar o estádio no iniciozinho da dec. de 80 e presenciei várias vezes o Maraca recebendo mais de 100 mil pagantes.

Mas, como você falou, o estádio reduziu, em nome do conforto, a sua capacidade de público. Cara, é óbvio que perde um pouquinho do charme, mas te garanto que hoje, ir ao Maraca, é um programa muito mais convidativo do que antigamente. O estádio está mais aconchegante, confortável, bonito...
Falta muita coisa, mas melhorou muito.

abraço.

Anônimo disse...

o BOTA não jogou nada, só ganhou pela sorte, e principalmente pelo renato. Tu mandou muito Rodrigo, esse cara ta mais pra ex-jogador, vive querendo se promover, quando ganha algum jogo faz questão de se colocar na frente da conquista, mas quando perde tira o corpo fora e arruma logo os culpados. ontem mesmo com um a mais em campo, foi incapaz de colocar o FLU mais a frente, só foi tirar o YGOR com mais de quarenta minutos do segundo.
gosto muito do CUCA, pq além de ser um grande treinador, é um homem de palavra, mesmo sem contrato assinado, ele não se ilude e continua no nosso FOGÃO.
obrigado renato, tomára que respeite seu contrato até o final e continue com seu grande projeto no FLU.

Anônimo disse...

Ô ÔÔ ÔÔ fica renato!!!
Ô ÔÔ ÔÔ fica eurico!!!
Ô ÔÔ ÔÔ vem ronaldinho!!!

Anônimo disse...

Grande Rod,bom dia.

Confesso que como tricolor fiquei e ainda estou muito decepcionado com a exibição do Flu de domingo.
Eu achava que depois de ter perdido duas partidas para o Bota, ontem seria diferente. Pensei que depois de ter visto e revisto os vídeos das outras partidas o RG encontraria uma maneira de nos impor sobre o Bota. Mas me enganei.

abração

Anônimo disse...

me impressionou a torcida do FLU no maraca ontem. poucas vezes durante o jogo, e de fato mesmo só depois do gol que foi possível ficar na frente nas arquibancadas.

ROD disse...

Fala André!
Cara, o Flu tem ótimos jogadores, um bom elenco e um técnico de futuro, mas ainda inexperiente para estar à frente de um projeto das proporções que o clube tem para esse ano. É o que eu penso. Quem definiu bem foi o Lédio: O time tem um esquema careta, previsível, sem variações. A antítese do Botafogo do Cuca.

O Serginho e o Biriba estão impossíveis! hehehehehe...
E o Diogo-CRF e o Régis sumiram! Qual é, galera?!! hehehehe

Serginho, o Cuca está cada vez melhor. Sei que você não achou lá essas coisas, mas continuo muito bem impressionado com a atuação do Bota ontem. Gostei mesmo. O time teve alguns problemas durante a partida, mas não deixou a peteca cair em nenhum momento. Mesmo quando esteve com um a menos.

abraços para todos!

Anônimo disse...

o Cuca ja deve ta preparando um bom presente pro Joel levar pra Africa.

Anônimo disse...

ia ser legal se o Parreira ocupasse a vaga do Joel né. ainda mais com a volta do fenômeno ao futebol, ia ser muito legal juntar os dois de novo no FLA.

Anônimo disse...

É André Luiz, só agora me sinto em condições de comentar algo a respeito desse jogo...o Rod falou tudo...não precisa eu repetir, outroa aqui falaram tb...com a experiência de dois jogos recentes perdidos pro botafogo o Renato nem assim mudou...eu ouvi ele declarando que já tinha determinado quem iria bater penalti caso isso acontecesse mas nesse caso o Washington passou a frente...não entendi...ele, Renato, não deu a ordem contrário ao Washington????e porque deixou-o jogar???e porque não colocou o tartá logo...e por que tantas coisas? Quer saber????? Bem feito o botafogo ter ganho a p do jogo...não acho que tenha jogado maravilhosamente bem não..mas teve garra, não ficou um jogador querendo aparecer...nesses individualismos dos jogadores do flu...e do técnico tb...e é bem treinado com um ótimo treinador...
Tenho muito que aprender sobre futebol , agora eu tÔ com um troço entalado na garganta me incomodando..foi esse jogo,...no caso , se o Renato deu ordens explícitas de quem iria bater o pênalti e o W. se meteu a bater, ele ou os outros jogadores não poderiam ter interferido na hora??????????????????????????????
Preciso dessa resposta de qualquer brow que possa me responder....

Anônimo disse...

Respondendo o que você escreveu no outro post Rod, sobre levar filhos ao maraca, sempre levei, o pai deles não curte futebol, nunca levou eu acho ...eu sempre levo meu filho nos jogos do vasco e levava minha filha nos jogos do fla...agora ela já tá grandinha prefere ir com a turma de amigos..mas a final, eu prometi a ela, se desse flaXflu eu ía e cada uma ía pra sua torcida e se desse flaXbota eu ficaria com ela na torcida do flamengo na final...e assim será...prometi e vou cumprir...vamos pra torcida do flamengo ver a final....rs..rs
Por isso é qque é bom ter tres times em casa..a gente aprende a respeitar todos os times...quando esses nos respeitam , é claro.

ROD disse...

Tê, na minha resposta ao Aílton, julguei o Renato como omisso, pois ele próprio falou na coletiva que não chamou a atenção dos jogadores antes da cobrança para não tumultuar. Hoje, conversando com amigos, revi minha opinião. Acho que se o Renato desautorizasse o Washington na hora da cobrança, só iria mesmo tumultuar. Washington, com certeza, pediu aos companheiros em campo para bater. Sendo o centroavante, o atacante de referência, acaba que ninguém fala nada, mesmo não tendo sido ele inicialmente designado pelo treinador para tal. É uma questão de moral...moral de boleiro.

Contudo, o GRANDE problema aí, foi o Renato expor em entrevista coletiva que o Washington não deveria cobrar a penalidade. Existem problemas que devem ser resolvidos internamente. Pra que gerar polêmica, né? Ainda mais logo depois de uma eliminação de campeonato. Roupa suja se lava em casa.

Anônimo disse...

Com certeza você tem razão..se não interferiu então que fechasse a boca pela mesma razão...falando ele só transferiu a total responsabilidade para o jogador...na verdade foi uma jogada dele para justificar sua omissão...
Bem , e quanto ao juiz? Achei o cara completamente sem um pressuposto firme para apitar o jogo, ora dava cartão amarelo sem necessidade, ou não dava nenhum...achei o juiz completamente desarvorado....se me permite a opinião...

Anônimo disse...

E é verdade mesmo que o Joel vai sair do Flamengo? minha filha vai ter um troço......de tristeza...ela conseguiu descobrir o dia em que os jogadores foram à igreja de São Judas que é bem perto da nossa casa...se plantou lá horas antes..e voltou pra casa com a camisa dela do flamengo assinada pelo joel e o time todo..e ainda conseguiu tirar fotos com eles...
é mole?
a menina não é fácil não
saiu à mãe..........
rs,..rs...rs..

Ailton Gomes disse...

E a prancheta do homi agora é internacional de verdade...de seleção.
Boa sorte ao natalino, a torcida do flamengo é muito agradecida ao seu trabalho no CRF.
Deus o abençoe.
Ailton

Anônimo disse...

Rod, li hoje no jornal o Renato dizendo que o Wahsington não sabia da ordem que ele havia dado sobre quem bateria o penalti...se soubesse não teria feito o que fez...mas não entendo, como um jogador como o washington não vai saber de algo tão importante no jogo???Aonde o Renato tá com a cabeça????Que coisa mais estranha....

ROD disse...

Te, não sei se vc lê O Globo, mas li isso hj pela manhã também. O Renato justifica lembrando que o Washington treinou separado do grupo durante a semana, pois estava em tratamento intensivo da lesão do tornozelo. Mesmo assim, no mínimo, houve uma falha de comunicação.

Sobre os outros, os que estavam dentro de campo, sabiam da determinação do treinador e não falaram nada na hora que o Washington pegou a bola pra bater, no O Globo de hj, há a comprovação do que te falei no comentário aí em cima, daquele lance da moral do boleiro...

Veja o que Renato falou:
"Nenhum deles passou a ordem para o Washington com medo de tirarem o moral do jogador, que partiu com confiança para a cobrança. Ninguém quer errar um pênalti. Aconteceu, vida que segue..."

Sabe...fico meio sentido de criticar o Renato, mesmo quando ele merece como nesse caso. Não chego a dizer que ele foi meu ídolo, mas desde muito garoto que admiro o Renato. Gosto dele. Qualquer dia vou escrever alguma coisa sobre esse cara.

Anônimo disse...

Eu tb gosto dele, e escreve sim..vai ser massa...é que esse jogo tá engasgado até agora....