segunda-feira, 21 de abril de 2008

VALEU, JOEL!


Você é um carioca típico... malandro, simpático, bem humorado... Acima de tudo, um grande estrategista do futebol. Não para alguns, que te exigem um português de Camões. Na mesma linha de raciocínio, o poeta renascentista daria um bom treinador de futebol. Em recente entrevista, ao se referir à cobrança exercida pela mídia e pela torcida em um clube de massa como o Flamengo, você me saiu com essa:
- O Flamengo é um clube que está sempre em cash.
Custei a compreender, mas com um pouquinho de boa vontade, entendi que você quis dizer que o Flamengo é um clube que está sempre em cheque. Grande Joel! Você é autêntico, cara! Treinadores folclóricos mas competentes como você, fazem falta ao nosso futebol!
.
Por muito tempo, técnicos engomadinhos por ternos de grife, linguajar empolado e ar professoral, foram endeusados por setores pernósticos de nossa imprensa esportiva. Uma imprensa que, somente agora, faz o seu mea culpa depois de tantos coices e hostilidades recebidas ao vivo e a cores dos tais “professores,”seja em entrevistas coletivas ou resenhas esportivas. Aprenderam na marra a valorizar um simples boleiro como você, Joel...Chega! Futebol não é física quântica!
.
O PC Vasconcellos, cronista esportivo por quem tenho respeito, ao defender a sua competência profissional, Joel, emitiu uma opinião interessante e digna de reflexão:“Tem muito catedrático que transforma o futebol numa equação complicada, capaz de se transformar numa questão sem chance de acerto no vestibular. Pois tenham todos a quantas estas lerem que o futebol, necessariamente, nem sempre é tão complicado assim.”
.
Você irá assumir a seleção da África do Sul, país sede da próxima Copa do Mundo. Antes de partir, ainda terá pela frente a decisão do campeonato carioca contra o Botafogo. Nas oitavas-de-final da Libertadores, o Flamengo já terá um novo treinador em seu lugar...Quem? Não há nomes de peso à disposição. Não que eu me lembre de imediato. Problemas à vista...
.
Você deixa um ótimo trabalho à frente do Flamengo. Mais um. Como esquecer de 2005, do meu Flamengo virtualmente rebaixado para a segundona...a poucos jogos do término do campeonato?Quando tu foste contratado com o Mengão à beira da degola, eu fui um dos muitos que profetizou:
-Agora é que cai mesmo.
Não caiu. Calaste a boca de muitos -inclusive a minha-, coisa que se acostumou a fazer ao longo de toda sua carreira de treinador. Estrategista, como você prefere.
.
Adquiri respeito por você, Joel. Quando tu voltastes à Gávea no ano passado, sabia que iríamos escapar do inferno novamente. Mas você foi mais longe...levou um time não mais do que ajeitadinho à Libertadores, quando muitos experts já davam, mais uma vez, como favas contadas o rebaixamento...
.
Vá com Deus, amigo... até onde eu sei, tu vais ganhar em 30 meses o que ainda não ganhou em 30 anos de carreira, cerca de 200 mil dólares mensais...e vai disputar uma Copa do Mundo, uma oportunidade que pode ser única em tua vida. Tu mereces...já roeste o osso no mundo do futebol. Aproveita, cara! Seja feliz! Estarei torcendo por você... Não te preocupes, seu nome já arrumou um lugarzinho cativo na história do Flamengo. Mesmo sem ter conquistado nenhum título importante, jamais te esqueceremos.
.
Muito obrigado por tudo.
.
O rubro-negro que dispensaria este contrato que atire a primeira pedra...e sem palhaçadinha!

15 comentários:

DERLY. disse...

Caro rod na giria do futebol o joel
é um boleiro né,sabe toda a malandra
gem de lidar com diretores e jogadores além da torcida,agora eu
iria por 1% do que ele vai ganhar mais casa,comida,roupa lavada e passa
da,e passagens para vir ao Brasil nas
folgas,sem medo de ser feliz,um abra
ço e vamos apagar esse fogo.

ronaldo derly

Anônimo disse...

O Natalino tem mais é que ir. Com uma grana dessaQuem não iria? Está se falando no Abelão como novo técnico.. Acho difícil dele sair do Inter, mas seria uma boa. Já foi campeão pelo clube e é bem entrosado com o Joel, que lhe passaria todas as informações e dicas necessárias. Pra final contra o Botafogo eu acho que o time vai até se motivar mais, já para a Libertadores será um problema sério. O novo técnico tem que ser escolhido o quanto antes.

Anônimo disse...

Talvez Joel nem vá mais, e se for, o FLA perderá uma grande arma, mas pras finais do carioca ta pintando reforço de peso pro MENGO. parece brincadeira, mas não é, acreditem, Beltrami pode apitar a final, KKKKKKKKKKKKKKKKKK... e ta no sorteio. sorteio? será sorteio mesmo? KKKKKKKKKKKKKK... muito estranho. o cara só faz cagada, vide gremioXnautico e flaXbota, entre outros e ainda tem chance de apitar outra final, só no RIO mesmo. essa federação é um lixo mesmo.

Anônimo disse...

Uma proposta simplesmente irrecusável. Uma pena, logo em um momento descisivo. Se vier o Abel fico mais tranquilo.

Anônimo disse...

Estava inspirado, heim urubu? Belo texto. Gostei. O Prancheta merece ganhar essa grana. Tomara que a notícia tulmutue a Gávea bastante
ahahahahahahahahahahahahaha

Anônimo disse...

Rod, texto muito maneiro.
Torço pelo Joel. Gente boa, trabalhador e não conheço um sequer que não goste do cara. Quem sabe ele não alcança a meta traçada pelos Sul Africanos de se classificarem para a 2ª fase.
Vamos ver.

Abraço

Anônimo disse...

Assinale uma entre as opções disponíveis:

a)PC Gusmão

b)Alfredo Sampaio

c)Washington Rodrigues, o "Apolinho"

ahahahahahahahahahahahahahhaa

Anônimo disse...

riririri...
o Kleber ja prometeu Muricy ou Abel.
sou fã desse cara, no FLA.

Anônimo disse...

Rod, esse seu texto tá muito bonito cara, cheio de emoção e ao mesmo tempo extremamente bem escrito, pra você ter uma idéia minha filha , flamenguista a ciça, leu e se emocionou pra burro..foi beijar a camisa dela do flamengo com a assinatura dele.......valeu

ROD disse...

O Joel merece, amigos...valeu.
abraços.

ROD disse...

Ae Biriba:
Que tal o Cuca...
É uma boa opção...hehehe...

Anônimo disse...

Show de bola,belo texto!!!
O Natalino merece,e é isso mesmo...
A grana é boa boa,a oportunindade da copa é ímpar!!!sucesso pra ele,vou torcer legal...vai com Deus Joel!!!
E nós,vamu que vamo!!!

Anônimo disse...

Rod, deixei um comentário novo hoje lá no post da taça rio....bjs

ROD disse...

Oi Te. Já respondi lá.
Um beijão pra você e um especial pra rubro-negra Ciça.

Amigos, tirei o feriado pra dar uma relax...Estava precisando...peguei uma praia, joguei uma bola e daqui a pouco vou pro Maraca. Mais tarde, ou amanhã de manhã, vou postar sobre a Libertadores. Fico devendo a Champions League.
abraços.

Anônimo disse...

Crescem as chances de Toró Nardoni jogar uma copa. não duvido nada do Joel repatriá-lo nos bafanas.