É público e notório que a Nike está em falta com o Flamengo. Não é de hoje que a imprensa vem divulgando as falhas da empresa no fornecimento de material a todos os departamentos esportivos do clube. No futebol, o assunto já virou até motivo de chacota entre os jogadores. O goleiro Bruno já chegou a atuar algumas vezes com uma camisa de treino adaptada. O mesmo se repete no fornecimento às lojas de artigos esportivos. Na reta final do campeonato brasileiro do ano passado, quando o Flamengo conseguiu sua arrancada épica da zona do rebaixamento à classificação para a Libertadores, época em que a torcida estava em lua de mel com o time, era difícil de se encontrar uma camisa oficial em uma loja especializada, mesmo na boutique do clube. As queixas no Corinthians, que também tem a Nike como fornecedora de materiais esportivos, são exatamente as mesmas.
.
A relação entre o Flamengo e a empresa estremeceu de vez, na oportunidade do lançamento do novo terceiro uniforme, quando a Nike publicou em seu site uma foto de um trecho do muro do clube em péssimo estado de conservação. O presidente Márcio Braga, afirmou que se sentiu agredido como rubro-negro, acrescentando ainda que, em 30 anos de Flamengo, nunca tinha visto o clube ser tão maltratado por um parceiro. Outro fato que gerou intensa revolta nos poderes do clube, foi a demora da Nike em se posicionar a respeito de um contrato de licenciamento que o Flamengo esteve por assinar com a Warner, nos mesmos moldes do que o São Paulo possui com a gigante do entretenimento. A falta de uma resposta da Nike estacionou o ambicioso projeto.
.
Chega a ser um escárnio, além de um tremendo erro estratégico, que uma empresa que se diz líder mundial no ramo de artigos esportivos, dê esse tratamento ao clube de maior torcida do Brasil. As falhas da Nike coincidem com as notícias que vêm sendo veiculadas pela imprensa a respeito de propostas de empresas concorrentes na tentativa de assumir o posto de fornecedora oficial do Flamengo. Algumas até dispostas a pagar a multa pela rescisão do contrato existente entre a Nike e o clube. Recentemente, o jornalista Ancelmo Góis, publicou nota em sua coluna no jornal "O Globo", afirmando que a empresa alemã Adidas ofereceu ao clube rubro-negro um contrato de 16 milhões anuais, enquanto a Nike paga no máximo 7 milhões pelo mesmo período. Já surgiram informações de que a Olympikus e a italiana Lotto também estariam interessadas. Acontece que, sufocado por uma grave crise financeira, o Flamengo já recebeu adiantadas as cotas do patrocínio da Nike até 2009, o que talvez obrigue o clube a manter o vínculo com a empresa até pelo menos o ano que vem. Este caso vem sendo estudado minuciosamente pelo departamento jurídico do clube, na procura de uma brecha para rescindir o referido contrato.
.
Quando o São Paulo renovou seu contrato de fornecimento de uniformes com a Reebok -leia-se Adidas- no valor de 15 milhões anuais, pelo triênio 2008, 2009 e 2010, foi inaugurada uma nova era na relação entre os clubes e seus fornecedores de material esportivo. Seria uma questão de tempo que os valores deste contrato gerassem efeitos no mercado da bola, uma vez que despertariam a cobiça dos demais grandes clubes. Emerson Gonçalves, estudioso do marketing esportivo que assina o excelente blog Olhar Crônico Esportivo( Lista de favoritos do FAIR PLAY), acredita que dificilmente a Nike deixará de renovar seus contratos de fornecimento tanto com o Flamengo quanto com o Corinthians, mesmo tendo a multinacional se queimado nos dois clubes. E olha que ele não costuma errar. Será?
11 comentários:
ótimo texto,sensacional a foto.
um abraço e está chegando o dia.
vamos mengão
ronaldo derly
"Acontece que, sufocado por uma grave crise financeira, o Flamengo já recebeu adiantadas as cotas do patrocínio da Nike até 2009, o que talvez obrigue o clube a manter o vínculo com a empresa até pelo menos o ano que vem."
Eu não sabia disso... Quanto amadorismo dessa diretoria... Eu já tava animado em saber que iam rescindir com a Nike, agora perdi um pouco as esperanças.
Abraços
Rod, por que o Flamengo deverá RENOVAR seu contrato com a Nike? Se alguém afirmou isso, há de ter um motivo, ou apenas é um ACHISMO?
Por mim essa Nike ralava peito do Mengão o quanto antes.
Excelente, Rod, inclusive a ilustração terrível.
Mas, já que você assumiu a guerra contra a Nike, just do it.
:o)
Bom, eu tiraria essa pendenga do jurídico e colocaria no marketing.
Há momentos para redução de danos e momentos para maximizar ganhos.
Nesse momento, um pouco como em novembro com a PET, é mais importante reduzir danos.
Há um contrato com mais dois, quase, de duração. Dinheiro já foi adiantado por conta dele. Rasgar papel, agora, é rasgar dinheiro, literalmente, porque, se está ruim com a Nike, agora, ficará muito pior sem ela e com um baita processo jurídico. Processo que, náo é difícil, poderia impedir a entrada de outra fornecedora/patrocinadora.
De vez em quando, a mineirice tancredista é melhor que os rompantes lulistas ou figueiredistas.
O Flamengo não "deverá" renovar seu contrato com a Nike, mas poderá renová-lo.
Na minha visão, com a Reebok no SP, Vasco e Palmeiras (nesse caso, Adidas), dificilmente a Nike abrirá mão sem luta de CRF e SCCP.
Não é guerra não Emerson.
Mas uma baita insatisfação, ahhh...isso é.
A se confirmarem suas previsões, que Nike preste com suas obrigações contratuais. É só isso.
É claro que o entendimento, como você que é especialista falou, é o melhor caminho.
Não consigo entender esta atitude da Nike. Tanto com o Flamengo quanto com o Corinthians.
abraço.
Bom, eu também não entendo nem um pouco e nada disso combina com a Nike, ou com Adidas, Reebok, Lotto, qualquer uma, enfim, que chega nesse nível de empresa.
Normalmente, eu teria a tendência a achar (sem conhecer os fatos em profundidade) que a culpa seria do clube, mas como os problemas também se repetem em outro clube, sei lá, é tudo muito estranho.
Caramba, tabelinha Rod x Emerson x Rod x Emerson, deixando o blog ainda mais chamativo. Não me aventuro em dar opinião como entendedor do assunto, e me permito em falar como torcedor.
E como torcedor diria logo..."Quebra essa p* de contrato, entra na justiça, acerta com outra empresa, etc..etc." Pena que não é bem assim.
Agora, se as coisas chegaram ao ponto de faltar até material pq não fazer prevalecer uma clausula (não acredito que não tenha!!!) punitiva?
Abraços
Fala, Ailton. Beleza?
Imagino que seja isso que o Dep. Jurídico do Fla esteja buscando.
abraço.
è meu grande Rod...daqui a pouco o bicho vai pegar...
tô aqui dando uma espiandinha..para desestressar..hehehhe
boa noite
Postar um comentário