*
Assim aconteceu no Botafogo com o zagueiro Juninho, atualmente no São Paulo, entre outros atletas mais. Mas o caso Juninho foi emblemático, pois explicitou esta nova prática ao grande público, nós, torcedores normais, normalmente alheios a estas negociatas. Da noite para o dia o atleta estava se transferindo para o clube paulista, com o Botafogo recebendo uma pequenina fatia dos seus direitos federativos, visto que já vendera anteriormente o resto do "bolo" , ou se preferirem, da "carne", para um grupo de investidores que o presidente Bebeto de Freitas chama de "amigos do Botafogo".
*
O mesmo aconteceu recentemente no Flamengo, com a venda de 32% dos direitos federativos de Renato Augusto para um destes grupos de investidores, e com Juan, que teve uma fatia de cerca de 20% também vendida.
*
Agora, lamentável mesmo, de sentar no chão e chorar, é a notícia divulgada hoje de que o Flamengo está em busca de investidores interessados em comprar 10% dos direitos federativos de TODOS, eu disse TODOS os seus jogadores da base. Uma base que se tornou um verdadeiro papa-titulos em todas as categorias, sendo talvez esta geração que está ascendendo aos profissionais, a mais promissora dos últimos 18 anos.
*
Entendo que os clubes estando de pires na mão, precisam reforçar o caixa. Mas este não me parece, definitivamente, o melhor caminho a ser seguido.
*
A Dona FIFA está de olho. Vem acompanhando com preocupação as atividades destes "grupos de investidores". Em breve, eu aposto, serão criadas medidas protecionistas contra esta prática, que é no mínimo estranha.
2 comentários:
E o que será feito desse dinheiro, Rod?
Com a venda dos 32% de Renato Augusto, foi comprada mais uma boa "fatia" do Souza e do goleiro Bruno, além de viabilizar a contratação do zagueiro Rodrigo. Deu até para engolir. Renato Augusto, na oportunidade, demonstrara até certo descontentamento com a história. Existe até um video interessante na FlaTV, com o Kleber Leite se justificando com o Renato A. perante todo o grupo, explicando os motivos do fracionamento de seus direitos federativos. Esta reunião aconteceu ainda na pré-temporada na Granja.
Já Juan, tenho o palpite que são fortes as chances de ele sair na janela européia do meio da temporada. Penso isso, somando o fato da venda de parte de seus direitos federativos, com a renovação com o Egidío até 2012.
Já quanto aos juniores, meu caro, não há justificativas que me conveçam. Nem execuções de dívidas judiciais batendo à porta do clube, nem salários atrasados, nem nada.
É absurdo.
O Lucio de Castro no Redação Sportv de hoje, falou que era caso de polícia. Vale a reflexão.
Abraço.
Postar um comentário