terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

LAMENTÁVEL...

Há uma tendência, que de maneira rápida está se transformando em uma prática, dos clubes brasileiros em busca de recursos, fatiarem os direitos federativos de seus atletas. Vendem fatias, isto mesmo, fatias, como de bolo e de carne, para grupos de investidores e empresas de marketing esportivo.
*
Assim aconteceu no Botafogo com o zagueiro Juninho, atualmente no São Paulo, entre outros atletas mais. Mas o caso Juninho foi emblemático, pois explicitou esta nova prática ao grande público, nós, torcedores normais, normalmente alheios a estas negociatas. Da noite para o dia o atleta estava se transferindo para o clube paulista, com o Botafogo recebendo uma pequenina fatia dos seus direitos federativos, visto que já vendera anteriormente o resto do "bolo" , ou se preferirem, da "carne", para um grupo de investidores que o presidente Bebeto de Freitas chama de "amigos do Botafogo".
*
O mesmo aconteceu recentemente no Flamengo, com a venda de 32% dos direitos federativos de Renato Augusto para um destes grupos de investidores, e com Juan, que teve uma fatia de cerca de 20% também vendida.
*
Agora, lamentável mesmo, de sentar no chão e chorar, é a notícia divulgada hoje de que o Flamengo está em busca de investidores interessados em comprar 10% dos direitos federativos de TODOS, eu disse TODOS os seus jogadores da base. Uma base que se tornou um verdadeiro papa-titulos em todas as categorias, sendo talvez esta geração que está ascendendo aos profissionais, a mais promissora dos últimos 18 anos.
*
Entendo que os clubes estando de pires na mão, precisam reforçar o caixa. Mas este não me parece, definitivamente, o melhor caminho a ser seguido.
*
A Dona FIFA está de olho. Vem acompanhando com preocupação as atividades destes "grupos de investidores". Em breve, eu aposto, serão criadas medidas protecionistas contra esta prática, que é no mínimo estranha.

2 comentários:

Anônimo disse...

E o que será feito desse dinheiro, Rod?

Anônimo disse...

Com a venda dos 32% de Renato Augusto, foi comprada mais uma boa "fatia" do Souza e do goleiro Bruno, além de viabilizar a contratação do zagueiro Rodrigo. Deu até para engolir. Renato Augusto, na oportunidade, demonstrara até certo descontentamento com a história. Existe até um video interessante na FlaTV, com o Kleber Leite se justificando com o Renato A. perante todo o grupo, explicando os motivos do fracionamento de seus direitos federativos. Esta reunião aconteceu ainda na pré-temporada na Granja.

Já Juan, tenho o palpite que são fortes as chances de ele sair na janela européia do meio da temporada. Penso isso, somando o fato da venda de parte de seus direitos federativos, com a renovação com o Egidío até 2012.

Já quanto aos juniores, meu caro, não há justificativas que me conveçam. Nem execuções de dívidas judiciais batendo à porta do clube, nem salários atrasados, nem nada.

É absurdo.

O Lucio de Castro no Redação Sportv de hoje, falou que era caso de polícia. Vale a reflexão.

Abraço.