terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

LIBERTADORES DA AMÉRICA

Começa hoje a fase de grupos da competição interclubes mais importante das Américas, e a de mais belo nome entre todas no planeta: Taça Libertadores da América. Que beleza! Promete ser uma das mais equilibradas dos últimos tempos.
*
Pelo grupo 1, jogam Caracas(VEN) x San Lorenzo(ARG), e pelo grupo 2, Deportivo Cuenca(EQU) x Estudiantes (ARG). Ainda existem alguns jogos a se realizarem pela Pré-Libertadores, que eu prefiro chamar de seletiva.
*
Já na quarta-feira, Cruzeiro e Flamengo são os primeiros brasileiros a estrearem na competição, os dois às 21:50, horário de Brasília.
*
O Cruzeiro encara o Real Potosí(BOL) no Mineirão, que, ao descer o morro para jogar fora de seus domínios onde conta com o temido ar rarefeito, se torna inofensivo. Uma presa fácil para a Raposa, que sem maiores badalações, vem formando um bom time.
*
O Flamengo vai ao deserto peruano enfrentar o desconhecido Coronel Bolognesi(PER) em Tacna. A julgar pelas declarações do zagueiro peruano Balbín, o Bolognesi deve jogar atrás, tentando explorar os contra-ataques:
- O Flamengo tem um bom time, mas que se descuida atrás. A chave é contra-atacar, porque o time deles sai muito. Os volantes atacam. Já o volante Jesus Chavez, por sua vez, afirmou que os defensores rubro-negros são lentos, alicerçado no que vira no Fla-Flu do final de semana. Fica a impressão, que o Coronel Bolognesi se prepara para enfrentar o time reserva que assistira jogar o Fla-Flu pela televisão.
*
Joel Santana promete manter a base do time que arrancou na reta final do Brasileirão para a conquista da vaga na Libertadores, deixando a maioria dos novos reforços no banco. Talvez até Jônatas. O FAIR PLAY está com Joel e não abre. Pelo menos por enquanto...
*
A Libertadores começa também marcada pela união de clubes brasileiros na luta contra os jogos na altitude extrema. Na briga comprada unicamente pelo Flamengo ano passado, após jogar em Potosí na Bolívia a quase 4000 metros de altitude, agora se juntam São Paulo, Cruzeiro e Fluminense. O Santos ainda não se pronunciou. Há muito que o Flamengo assediava o São paulo para se aliar a esta campanha. Esta união deve ter sido costurada no almoço entre dirigentes paulistas e cariocas realizado na sexta-feira na sede do São Paulo FC, motivo de nota minha no post "NEGÓCIOS"...
*
A CONMEBOL se recusa a acatar no que tange aos clubes, a determinação da FIFA que baseada na opinião médica, proibe jogos acima dos 2750 metros de altitude.
*
Ainda nesta semana, através de seu departamento jurídico, o Flamengo dará entrada em uma Ação no Tribunal Arbitral do Esporte(TAS) em Lausanne na Suiça, exigindo o fim de partidas realizadas em tais condições.
*
Desta vez, o Flamengo não estará sozinho. Com um aliado de peso como o São Paulo, e os demais clubes brasileiros interessados, se os clubes argentinos se agregarem a questão, a CONMEBOL cede, eu acredito, sem a necessidade da ação no TAS.
*
Hasta la vista.

5 comentários:

Anônimo disse...

muito engraçado e injusto isso, ficaria revoltado na pele de um guerreiro morador desse lugar fantástico. me imagino nascendo nesse lugar(cuzco), torcendo pelo time de meu coração(cienciano), e não podendo ver um jogo da libertadores pq uma cambada de marmanjo brasileiro e cheio de dinheiro alegam que não tem condições de jogar 90' na altitude. pq então milhões de pessoas praticam esporte(trekking) nesse mesmo lugar por décadas sem nenhum problema? pq outros times podem jogar lá sem problemas? é muita sacanagem com esse povo.
os times de expressão desse país tinham que se unir sim, mas se unir visando mudanças verdadeiras no futebol, tais como: preços de ingressos mais cabíveis, fim do monopólio da tv globo, maior profissionalização da árbitragem, respeito ao estatuto do torcedor, mais segurança nos estádios, mais ética na relação dos clubes e outras mais.

Anônimo disse...

o flamengo que chegue lá e cozinhe o cienciano no primeiro tempo, e entre com os 3 reservas de direito e tudo mais pra ganhar o jogo no segundo tempo. mas que todos tenham chance de usar suas armas.

Anônimo disse...

Respeito sua opinião, mas não concordo. Estar na altitude e jogar futebol profissional na altitude são duas coisas bem diferentes. E seriam pouquíssimos os lugares excluídos com a medida da FIFA, visto que a restrição só abrange sedes acima dos 2750 metros. É a exceção da exceção.

Anônimo disse...

ZÊÊÊÊÊÊÊÊROOOOOOOOOOO

ZÊÊÊÊÊÊÊÊROOOOOOOOOOO

porco disse...

Bota o Milan ou o Real Madrid pra virem jogar nesses lugares...a eu quero ver se nao vai prevalecer os Laudos cientificos a favor da paralizaçao dos jogos nessas altitudes, que devem ser maravilhosas para à pratica do Trekking e outros desportos,mas para futebol profissional nao foi o que se viu nas imagens dos jogadores do Flamengo apos o jogo...