sábado, 16 de fevereiro de 2008

"BEIRAL"


Ontem conversei com meu amigo Léo Porquinho que atualmente mora no exterior, mais precisamente na Bélgica. O papo se desenvolveu através do Messenger, uma dessas maravilhas da tecnologia que nos mantém em contato com as pessoas que a gente gosta e que se encontram longe.
Conversamos sobre diversos assuntos por cerca de 1 hora e aproveitei para atualizá-lo sobre as últimas notícias dos amigos que temos em comum aqui no Rio de Janeiro. Mas o que mais me chamou a atenção, foi uma das primeiras perguntas que o Léo fez:
-E o beiral? Tem rolado?
*
Para os que não são do Rio, Beiral é o futebol que os amigos armam na beira do mar, na areia mais dura e molhada, especialmente em Copacabana. O Beiral é uma instituição. Uma tradicional diversão da rapaziada local.
*
A pelada de beira, ou beiral, tem sua regra própria, ou não tem muita regra, sei lá. O que eu sei é que muito bom de jogar, especialmente por ser praticado bem na beira da água, o que mantém os “atletas”, refrescados durante os dias de sol quente no Rio. Perae! Refrescados? Me expressei muito mal. Essa, definitivamente, não é uma palavra que existe no linguajar da rapaziada. Que isso? Beiral é coisa pra cabra macho! Refrescados? Não! Quem é refrescado aqui? Beiral é sangue, suor e areia!
“- Futebol é pra homem!” – diria o zagueiro mais viril do beiral, ao ouvir uma queixa por uma entrada mais dura. De vez em quando, rola até uma troca de tapas, mas nada que afete nossa amizade. Afinal,“as desavenças ficam dentro de campo”. Desavenças mesmo. A pilha é forte, mesmo durante o jogo.
*
A balizas são formadas por chinelos, côcos ou garrafinhas de água vazias. Só vale gol rasteiro. Não tem escanteio, só tiro de meta. E quando a bola vai para a água, quem pegar com a mão primeiro bate o lateral, independente de qual time for. É nesse momento que ocorrem algumas das disputas de bola mais engraçadas, pois entra em cena um jogador a mais na partida: O mar e suas ondas, dribladoras como Garrincha.
*
Contrariando o óbvio, a temporada do Beiral no Rio é mesmo o inverno. Além do clima mais ameno e da praia mais vazia, as ressacas constantes tornam a faixa de areia molhada mais larga, aumentando o campo de jogo e fazendo a galera vibrar:
“-Hoje está Maracanã!”
*
Foi naquele momento, conversando com meu amigo pelo msn, que tive a certeza de que um dos grandes prazeres da vida, pelo menos para mim, é encontrar com meus amigos da Turma da Constante na praia do final de semana para aquela resenha, que rapidamente se transforma num “altinho”e termina na pelada de beira.
*
O ser humano é um bicho esquisito. Só costuma dar valor as coisas depois que as perde, sejam elas pequenas ou grandes. Naquela conversa com o Léo, observando sua saudade e seu interesse para saber se vinha rolando o Beiral ultimamente, sem querer ele me ensinou a dar um pouquinho mais de valor as pequenas e singelas coisas da vida.
*
Como é bom ter amigos!
*
E viva o Beiral!

8 comentários:

Anônimo disse...

beiral de sábado era o bicho. saudações ao amigo Leo, aparece na tua área maluco.

Anônimo disse...

Esse ano, ele prometeu nos fazer uma visita, matosematas.
Tomara, é um grande amigo.

porco disse...

Fala rapaziada fala Rodrigao e Rowd ...obviamente cai em lagrimas ao ler as palavras do sabio amigo Molina, primeiro gostaria de dizer; pode ir por ai que tu arrebenta, sempre leio jornais e sinceramente voce escreve muito bem esporte è tua area mulher tambem ,Rock Roll nos somos geraçao Cazuza e Renato Russo,me orgulho muito de ter o amigo Molina ou Rodrigao ou o dono do Roover que deus o tenha,ou para quem teve a o privilegio de conhece-lo nos anos oitenta o jovem War, desde jovem eu ja pude observar pela sua fala (mansa)e sua postura que era um Grande cara desses impares um samurai honrado esse è o termo que eu uso para descreve-lo e um grande amigo,e agora temos a oportunidade de conhecer esse lado jornalistico que eu particularmente tenho muita identificaçao pois futebol mulher e Rock roll è quase tudo... a ideia saiu de um papo com Rodrigo sobre o Rowd que na mesma hora eu fiz associaçao com a conversa que eu tinha tido com Rogèrio um ano atraz sobre o Beiral e me lembro exatamente da reaçao do Rogèrio e do Molina que foram identicas os dois pararam por alguns segundos para pensar...e eu acho que passou qualquer coisa na cabeça como:o cara adora mulher tem uma banda otimos amigos trabalhava numa academia...e fala do beiral mas num segundo pensamento eles mataram a charada; coisas siples da vida.Fui I'll be back

Anônimo disse...

Valeu Leozinho, saiba que você foi o inspirador desta crônica.

Se Deus quiser tudo dará certo pra você por aí.

Te esperamos este ano para uma visita. Com direito a Beiral, é claro!

Um forte abraço, irmão.

Emerson disse...

Morar no exterior é bom, tem muitas vantagens e coisa e tal. A melhor delas é voltar pra terrinha.

Agora, morar lá forever...

Sem chance.

Ter raiz é fundamental.

Anônimo disse...

A pelada de beira é com certeza a mais pura forma de jogar futebol...Viva o Rio de Janeiro,viva a praia e a mulher carioca!!!

porco disse...

concordo plenamente com o comentario do amigo Emerson raiz è tudo...ou...deixa pra là.

Unknown disse...

Fala Leo!!! Aqui é o Léozão. Como estão as coisas aí? E a Muriel? Tudo beleza? Meu msn é marinholeonardo@ig.com.br Apareça! Grande abraço.