segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

RIPPLE

Rock, folk, bluegrass e psicodelismo se mesclam na música do Grateful Dead de Jerry Garcia, um dos artistas mais carismáticos da história do rock n' roll.

Formado em 1965, em São Francisco na Califórnia, o Grateful Dead em seu início, não conseguia reproduzir em estúdio toda a pegada de suas lisérgicas apresentações ao vivo, normalmente recheadas de muitas improvisações, espontaneidade e experimentalismo.

Desde cedo, estiveram ligados ao movimento hippie, e durante toda a sua trajetória o grupo manteve a fidelidade de seus maiores admiradores, os Dead Heads, que os acompanhavam por todos os shows que faziam pela América do Norte.

Saudades de uma época que não vivi.

Apesar de não emplacar grandes hits, a banda tinha enorme popularidade e permaneceu em atividade por 30 anos, até Jerry Garcia falecer vítima de um ataque cardíaco em 1995.

Vasculho o YouTube de cabo a rabo. Adoro. Por diversas vezes, encontro por lá muitos vídeos que apesar do amadorismo evidente, são ao mesmo tempo carregados de arte, poesia e bom gosto. É o caso deste, que trago ao FAIR PLAY. Filmado nas ruas da cidade de Boulder no estado do Colorado nos Estados Unidos, o vídeo mostra um artista de rua chamado Mark Flynn, numa performance com o clássico Ripple, de um dos melhores álbuns do Grateful Dead: American Beauty, de 1970.

Thank you, Mark. Jerry would be proud.

3 comentários:

Anônimo disse...

esse video eu vi ele a u um ano e meio atraz. esse cara toca muito vei. eu sempre gostei de grateful dead e admito q a verção de mark é melhor doq a original.. por um aparente erro de acorde e a forma de cantar uma parte q a torna mais natural.. n sei explicar..
tem outros video dele por la cara da uma oiada!

Anônimo disse...

Realmente joaoemau, o Mark manda bem e tem um jeito de tocar bastante espontaneo e cheio de maneirismos. Também notei esta naturalidade que você está falando.
Quanto aos vídeos dele no youtube, conheço sim.
Um grande abraço, e longa vida ao rock n' roll

Unknown disse...

ei rod tu tem conta no youtub pra te add? to tentanu reunir material de mark. se quizer ajudar! vlew abração