terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

INVASÃO INGLESA


Não é de hoje, que grandes clubes europeus almejam expandir seus domínios para fora do velho continente. Ano após ano, crescem cada vez mais o número de fã-clubes e torcedores organizados de clubes como o Real Madrid e o Manchester United em países por todo o mundo. Não é à toa, que tanto o clube espanhol quanto o inglês, normalmente escolhem países asiáticos para realizarem suas pré-temporadas. Carentes de um futebol local de melhor qualidade, os torcedores asiáticos são consumidores vorazes de produtos licenciados destes grandes clubes, que por sua vez, não hesitam em divulgar suas marcas através de um marketing agressivo por aqueles lados.

Atenta ao mercado da bola, a Premier League, que hoje sem dúvidas realiza o maior campeonato nacional de clubes do planeta, deseja acrescentar à partir de 2010, uma rodada a mais em sua competição, que então passaria a ter 39 rodadas. A novidade fica por conta de que esta rodada seria realizada fora da Europa. O "Extra-round"seria composto por 10 jogos, realizados em cidades como Hong Kong, Pequim, Los Angeles, Nova York, Singapura, Sydney, Johannesburgo e Dubai. É obvio que os tradicionalistas vão gritar-e já estão gritando-, mas dada a tamanha visibilidade alcançada pelo campeonato inglês, e vendo pelo lado comercial da coisa, a idéia é genial. É certeza de estádios lotados e estupenda divulgação da marca dos clubes em mercados alternativos, sem falar na venda dos direitos televisivos para o próprio Reino Unido. Há muito que o futebol jogado na terra da rainha, deixou de ser baseado no previsível “chuveirinho na área”. Hoje, os clubes ingleses possuem grandes craques do futebol internacional, e a realização das partidas proporciona um entretenimento da melhor qualidade para os amantes do velho esporte bretão. Nada mais natural que os ingleses, já com a fantástica experiência de grandes lucros gerados com o consumo nos estádios em dias de jogos, e com o milionário retorno conseguido com o licenciamento dos direitos de transmissão das imagens das partidas, despertassem seu interesse por abocanhar consumidores no mercado exterior.

A Dona FIFA, política como ela só, já se manifestou contra através de seu presidente, Joseph Blatter, que afirmou não ver com simpatia a idéia. Provavelmente para não melindrar a Federação Asiática e a Australiana, que não se mostraram favoráveis aos objetivos ingleses. É compreensível que não queiram que seus campeonatos locais, passem a dividir espaço e atenção com a tão badalada Premier League. Já na América do Norte, a coisa gira entre o interesse manifesto de alguns, e a cautela da US SOCCER, a federação local. Blatter chegou até a afirmar que a questão poderia colocar em risco a candidatura da Inglaterra para sede da Copa do Mundo de 2018.

Os principais dirigentes do futebol inglês, Richard Scudamore, chefe-executivo da Premier League, e David Triesman, presidente da federação inglesa, fariam uma visita à FIFA para expor com detalhes a idéia, mas diante da resistência de Joseph Blatter, decidiram adiar o encontro para desenvolver melhor seu plano de ação. Através de um comunicado oficial, anunciaram que a Premier League tem discutido seu desenvolvimento estratégico global com diversos profissionais do mundo do futebol. Tendo em vista estas discussões, consideraram a necessidade de conduzir maiores estudos internos e consultas antes de ouvir os conselhos da FIFA e das confederações-chave.

Os ambiciosos planos da Premier League, pelo menos por enquanto, estão engavetados.
Só com a venda dos direitos televisivos, estima-se que a Liga poderia arrecadar cerca de 240 milhões de euros, com cada clube arrecadando em torno de 5 milhões. Isso tudo só por uma simples rodada. É, meus amigos, nós brasileiros, estamos mesmo ainda na idade da pedra do marketing esportivo.

3 comentários:

porco disse...

bem lembrado temos o melhor futebol do mundo no entanto nao temos a sbedoria do velho continente

Anônimo disse...

tinham que botar o kleber leite na CBF, esse cara sabe fazer dinheiro como ninguem. Ahahahaha...

Anônimo disse...

Grande Léo, fico muito feliz em te ver por aqui SEMPRE. "Tamo junto e misturado", parceiro.
***
matos, ainda tenho algumas restrições ao Kleber por sua passagem como Presidente do Clube no ano de 1995 e seguintes. Mas é inegável, que desde quando ele assumiu o futebol do clube já nesta atual gestão Marcio Braga, vem fazendo um belo trabalho.
E de marketing esportivo o cara entende mesmo. É a área dele.