segunda-feira, 17 de março de 2008

FLAMENGO 2 x 3 BOTAFOGO

Flamengo e Botafogo, não fizeram um jogo que primou pela técnica, mas sem dúvidas foi muito movimentado, emocionante e agradável de se assistir. Uma partida aberta, sem muita marcação no meio de campo -como há muito eu não via-, com chances de gol de lado a lado. Mais para o Botafogo, é verdade. Vitória merecida do alvinegro carioca por 3 a 2, que foi valorizada pelo espírito de luta dos jogadores que formaram o time misto do Flamengo. Fim de Tabu. Fora quebrada uma escrita de quatro anos sem vitórias do Botafogo sobre o Flamengo. Escrita essa, que estava engasgada na garganta de todos os alvinegros. Uma derrota para um time misto do Flamengo -que está com a cabeça no jogo de quarta contra o Nacional-, seria muito frustrante para a torcida. O time cumpriu com sua obrigação e confirmou o seu favoritismo.

O primeiro tempo foi bem equilibrado. No segundo, o Botafogo teve ligeira superioridade e mais chances de gol, aproveitando-se do desentrosamento da defesa rubro-negra. Em comum às duas etapas, a grande velocidade em que a partida fora jogada.

Mesmo com um elenco enxuto, o Botafogo é um time que tem um padrão tático bem definido. Ponto para Cuca, que pouco a pouco, vai se consolidando como um técnico de ponta. As jogadas ensaiadas em lances de bola parada não aparaceram tanto hoje, mas tem sido presença constante nos jogos do Botafogo. Impossível não notar o dedo de um bom treinador. O Botafogo tanto sabe tocar a bola, como sabe prendê-la quando necessário para alternar o ritmo do jogo. Era só atingir um maior equilíbrio emocional, que agora parece estar faltando ao Flamengo.

Gavillan, que fora contratado passando-se por cima de opinião médica, teve uma péssima atuação. Além de perder a bola de maneira infantil no lance do primeiro gol do Botafogo, dormiu assistindo Jorge Henrique se antecipar para marcar o terceiro. Jônatas, para mim, é a grande decepção no elenco do Flamengo até agora nesta temporada. Esperava muito dele. Hoje só foi notado no lance de sua merecida expulsão. Toró merece levar um gancho pra deixar de ser otário. Pelo visto, a bronca levada após a lambança feita em Montevidéu não surtiu efeito algum. Que receba uma punição na Justiça Desportiva e uma multa aplicada pelo clube. Tem que doer no bolso. Assim, talvez ele aprenda. Tá ouvindo, Kleber Leite? A dupla de zaga reserva preocupa. Não sinto a menor firmeza em Leonardo. Sou mais Rodrigo Arroz. E quanto a Thiago Sales, não adianta marcar quinhentos gols deixando tantos espaços lá atrás -vide o post “UMA REFLEXÃO SOBRE ZAGUEIROS”. Mesmo dando o desconto de um desentrosamento natural, a dupla Leonardo e Thiago Sales não me inspira confiança. Destaque no Flamengo para a boa atuação de Bruno -que andou falhando nos últimos jogos-, e para a surpreendente recuperação de Renato Augusto. Joel fez bem em tirá-lo, poupando o jogador para o importante confronto com o Nacional, quarta-feira pela Libertadores. Léo Moura, que não jogará na quarta-feira, também teve boa atuação.

E no Botafogo, grande destaque para Wellington Paulista, autor do primeiro gol e de bons passes durante o jogo. No pênalti em Lúcio Flávio, fez uma jogada interessantíssima -e que passa batida aos olhos de muitos-, ao puxar a marcação de Léo Moura, para depois fazer o corta-luz que anulou as reações do lateral rubro-negro, possibilitando Lúcio Flávio receber a bola cara a cara com Bruno. Jogada de quem sabe das coisas. Wellington Paulista tem feito gols importantes para o Botafogo. Mesmo sem ser um super-craque, tem se mostrado um bom centroavante. Mais um ponto para Cuca, treinador que sabe aproveitar como poucos, os recursos disponíveis para contratações de jogadores nos clubes pelos quais trabalha. Jorge Henrique também se movimentou muito bem. Deu muito trabalho à defesa do Flamengo e marcou um gol de puro oportunismo. Castillo também se mostrou seguro, principalmente nas saídas do gol. No geral, ninguém jogou mal na equipe alvinegra. E sobrou gana para arrancar a tão esperada vitória do Flamengo. Foram exatos 14 jogos e quatro anos de jejum.

Grande arbitragem do Sr. Marcelo de Souza Pinto. Foi um jogo dificílimo, catimbado e cheio de ranço dos confrontos anteriores entre os dois rivais. O árbitro acertou quase tudo. Uma atuação notável.

28 comentários:

Anônimo disse...

Fazendo escola, Souza não veio a campo, mas foi muito bem representado mais uma vez por seu pupilo Toró. Espera-se agora um pouco de bom senso do STJD, que meses atrás puniu o Túlio com 120 dias, quando este chutou a cabeça de um jogador São Paulino numa disputa de bola. O caso de Toró deveria ser considerado até mais grave, pois foi num lance sem disputa de bola.

Anônimo disse...

Muita covardia o que fizeram com Jorge Henrique no trecho final da partida. Os jogadores do flamengo vinham para acerta-lo em todas disputas. Se o cara se joga em alguns lances, que deixem o árbitro puní-lo. Será que o árbitro não viu esses lances?

Anônimo disse...

É mesmo, tadinho do Jorge Henrique, o empurrão que ele deu no Egídio depois que esse virou as costas no lance da expulsão do Jônatas, não foi nada não. Tadinho do J. Henrique, tão bonzinho...

Anônimo disse...

Rod, impressionante como estão ofendendo a torcida do Flamengo no blog do Lédio sem que haja moderação! Já fomos chamados de "fididos" (sic), "favelados", "framengo" e apesar da reclamação dos blogueiros, o Moderador não deleta os posts. É impressionante como os torcedores da Nação são tratados naquele blog. Até o Fernando Xaruto que posta há bastante tempo lá, vive levando bronca.

ROD disse...

Serginho, Toró provavelmente será punido. Estou mais preocupado é que ele não escape de uma multa no clube. É o típico baixinho marrento: fraco e abusado. Uma pena, pois seu futebol poderia ser muito útil ao Flamengo. Ele não é um mal jogador. Já o Jorge Henrique, além de ser um ótimo atacante, você também há de convir que ele é um tremendo cai-cai. É da turma do Wagner Diniz, Dagoberto, Valdívia...Sempre tentando ludibriar os árbitros.

Pô, Diogo-Crf...você tem razão sobre o JA. E o pior, é que eu adoro aquilo lá...Mas também não tenho comentado tanto quanto antes por causa destas ofensas, que acredito serem em sua maioria proferidas pela mesma pessoa, usando nomes diferentes, que inclusive também veio até aqui ao FLAIR PLAY para me ofender gratuitamente. Uma pena com o Lédio, que é o maior sangue-bom. Vai perder inúmeros blogueiros, que viriam a acrescentar muita coisa ao seu espaço.

Anônimo disse...

Adoro quando o Flamengo disputa título com o vasco, mas esse ano sem dúvida, o botafogo seria o time para fazer a final com o Fla. É o tempero q falta a um campeonato sem graça.
Jogo emocionante de se ver.
Que venha a final...

Anônimo disse...

Mais um post falando o óbvio. Deveria ter a coragem de dizer que o clima criado entre flamengo e botafogo é o bota ter sido roubado no carioca de 2007 e no primeiro turno de 2008. e no pst do jogo do flu disse que o flu errou ao tocar a bola na chuva, saiba você que nunca jogou bola, que o correto é tocar a bola, já que a drenagem do marac é boa, pois o lançamento longo faz a bola resvalar na grama.
É um coitado. você me dá pena

ROD disse...

Anônimo,

Para quem achou o blog "horrível" na primeira vez que visitou, até que você está se tornando um leitor e participante bem assíduo, heim? Obrigado pela preferência.

Anônimo disse...

Pode ter certeza que me tornei leitor assíduo do blog. Toda vez que eu quiser rir de alguma coisa, lerei você falando de futebol. É uma piada. Parabéns pelo senso de humor e por ser tão engraçado. O melhor é que seus posts são arremedos do sportv-fra-timão. Chega a ser patético.

Anônimo disse...

e o cara gosta de escalada em rocha? Que esporte ridículo.

Anônimo disse...

Rod, esse anônimo tá com cara de ser a Armanda, ou seja, um cara tricolor que assina Armando mas na verdade é uma mulher. Viu o cometário sobre você praticar escalada? É ou não coisa de mulher? hehehehehehe Vai ver ela gamou. heheheheh

Anônimo disse...

E tem mais, daqui a pouco ela vai postar uns raps aqui no teu blog.

Anônimo disse...

Faltou falar da agressão do Obina, Rod

Anônimo disse...

vai passar o VT do jogo FLA X BOTA hj as 17hs no sportv, quero ver de novo isso.

a anônima ta gostando molina. pods crer, ta com pinta de menina mesmo, e bem menininha ainda, mas deve ta gostando bastante. rsrss

Anônimo disse...

...esse anônimo é anômina...

Anônimo disse...

Ai Rod escreve sobre a hello kitty,barbie...derrepente vc acalma a criança!!!huahauhauahuahuaha

Anônimo disse...

Deixando a mulherzinha de lado,vamos ao que interessa...
Esse Gavilan é uma m...!!!!

ROD disse...

Biriba e Serginho. Não vi esta agressão do Obina. Vi a falta grosseira que ele recebeu a merecida expulsão. O felipinho me disse que ele deu um soco no castillo. Mas eu sinceramente não vi.

Piva,
NO Gavillan...Não levo fé nenhuma...conversamos ontem sobre isso.

Anônimo disse...

Concordo contigo Piva, o Gavilan é muito fraco mesmo.

Anônimo disse...

muito engraçado o carrinho voador do Obina, no melhor estilo junior baiano. a diferença é que o junior baiano acertava o jogador adversário tb. KKK...

Anônimo disse...

reparei que o cuca trabalhou muito os nervos dos alvinegros, achei estranho nenhuma expulsão do nosso lado numa batalha dessa, mas depois vi na coletiva que ele insistiu nisso durante a semana com os jogadores.

ROD disse...

Chen,
Como já falei pro Piva, o Gavillan não dá. Ele assinou um contrato de risco, se não me engano por 3 meses renováveis por mais 3. Tomara que passe logo o tempo e ele não renove.

Serginho,
Acho que depois da Taça GB, muita coisa vai mudar no Botafogo. Já começou com a boa iniciativa do Montenegro (Quem diria?!) de proibir que se fale no clube "Tem coisas que só acontecem com o Botafogo". Já é um bom começo se livrar deste estigma que acaba entrando em campo com os jogadores.

Anônimo disse...

Quer dizer que estigma entra em campo?
então o estigma entra no lugar de quem?
É muita baboseira!
Daqui a pouco vai dizer que torcida ganha jogo, que camisa pesa (só se for de ferro), que mística resolve (só se for no espiritismo)

Anônimo disse...

renato augusto voltou comendo a bola, foi o melhor do jogo, isso antes do flamengo perder a cabeça.

Anônimo disse...

vi agora o VT da partida, tu tem razão Molina, o árbitro foi perfeito na partida. na emoção do maraca a gente acaba vendo de mais. rsrs...

Anônimo disse...

Acho que o s matos esqueceu do carrinho do Ferrero no Cristian na decisão da TG. O carrinho do Obina apesar de escandaloso só acertou a bola diferentemente do Ferrero que por pouco não quebra a perna do Cristian.
Agora Rod, essa Armanda é um vírus de blog que vai te encher o saco.hehehehe

Anônimo disse...

esqueci não Diogo, tanto que o Ferrero ta desfalcando nossa zaga, e pode ter se dado mal pelo carrinho e pela suspensão merecida, pois a briga pelas duas posições na zaga ficou boa em general, e olha que ele nem foi expulso como Obina.
dois jogos ta de bom tamanho pro reserva de luxo.

Anônimo disse...

já o xodó do souza, acho que vai pagar o pato, merecia no mínimo uns 120 dias. bom pro flamengo tb.