domingo, 9 de março de 2008

NADA DE NOVO NO FRONT...

Não é de se estranhar o ritmo lento em que jogaram Vasco e Duque de Caxias durante o 1°tempo em São Januário. Jogar no Rio de Janeiro, em um dia quente como o de ontem e às quatro da tarde, não é mole. No 2°tempo, com a entrada de Jean, o Vasco venceu o jogo sem dificuldades por 2 a 0, gols de Edmundo, de pênalti, e de Wagner Diniz. A defesa vascaína, como sempre, se mostrou insegura. Já do meio para frente, o time funciona. Principalmente com a substituição de Alan Kardec por Jean, que só não será efetivado na titularidade se o Presidente -agora mais interino do que nunca- intervir uma vez mais na escalação. Edmundo vem jogando bem, considerando-se a sua capacidade física atual. Tem feito passes importantes, assim como arrisca com freqüência chutes ao gol. Jogando mais recuado, vem formando uma boa dupla de armadores com Morais. Wagner Diniz também foi bem. Vem sendo a principal arma ofensiva do time. Sofreu o pênalti que originou o gol de Edmundo, e em ótima tabela com o “Animal”, fez um golaço encobrindo o goleiro adversário. Mas o Vasco se torna muito previsível em suas tramas de ataque, uma vez que 90% de suas ações são realizadas pelo flanco direito do campo. Calisto não vem correspondendo, nem no apoio e nem na marcação, vide o carnaval que o lateral direito Tubarão fez pelo seu setor. O time está capenga. Bonito mesmo, foi ver a merecida homenagem feita pela torcida vascaína à Viola, que foi às lagrimas ao ouvir seu nome gritado em uníssono quando foi substituído no Duque de Caxias. O Vasco também homenageou o ex-jogador Geovani, craque do clube da década de 80, que, acometido por uma doença rara(polineuropatia), teve seus movimentos comprometidos. Edmundo recebeu uma placa comemorativa pelos seus 200 jogos com a camisa vascaína.

Nitidamente desgastado pelo ritmo forte imposto na quarta-feira contra o Arsenal pela Libertadores, o Fluminense sentiu o cansaço no 1°tempo, e pegou no tranco no 2°, vencendo o Friburguense sem dificuldades por 5 a 2, mesmo estando por duas vezes atrás no placar. Gols de Léo Andrade e Everton para o Friburguense, e de Thiago Neves, Gabriel, Thiago Silva, Washington e Conca para o Fluminense. É verdade que o tricolor das Laranjeiras, só virou o jogo após a expulsão de Everton, mas o time demonstrou hoje no Maracanã, uma característica comum às grandes equipes: Mesmo quando não joga bem, o Fluminense pode vencer um jogo. A qualidade individual de alguns jogadores poderá decidir algumas partidas. Na quarta-feira contra o Arsenal, Conca fora o melhor em campo depois de Dodô, na minha opinião. E ontem, sem dúvidas, foi o melhor da partida. Como está jogando o argentino! Um autêntico “camisa 10”. Sempre enfiando bolas na vertical, ora para Washington, ora para Dodô. E ainda se deu ao luxo de fazer um golaço num chute de fora da área. Com a perda de Leandro Amaral, Renato só contava com 2 atacantes de qualidade diferenciada no elenco, justamente Dodô e Washington. Quando todos no clube temiam ficar sem Dodô, devido a ameaça de punição por doping -em ação que será julgada no Tribunal Arbitral do Esporte em maio-, o atacante recebeu uma pancada forte no final do jogo e fraturou um osso da face. Agora, Dodô terá de se submeter a um procedimento cirúrgico -a ser realizado pelo mesmo médico que operou Renato Augusto-, e ficará de fora por por pelo menos um mês, desfalcando o Fluminense até numa eventual partida de oitavas de final de Libertadores. Problemas para Renato Gaúcho, que terá de improvisar Thiago Neves no ataque. Uma pena, logo agora que o Fluminense vinha engrenando.
.
O Flamengo poupou alguns titulares e obteve uma vitória tranquila por 3 a 1 contra o Americano. Gols de Thiago Salles(2) e Maxi pelo Flamengo, e Jessé descontando para o time de Campos. A partida fora realizada às 16:00 -assim como Vasco x Duque de Caxias-, ainda sob o sol quente, tendo a velocidade e o ritmo de jogo sido bastante prejudicados. O forte calor, somado ao fraco time do Americano e a um Flamengo excessivamente defensivo escalado por Joel, redundaram em um 1ºtempo de baixo nível técnico. O ponto positivo do jogo, fica por conta da boa partida feita por Jônatas, que além de demonstrar uma condição física melhor que em suas últimas apresentações, deu bons passes e criou boas jogadas. Maxi também aproveitou bem a nova chance dada por Joel. Fez um gol, se movimentou com inteligência, e, sobretudo, brigou bastante agradando a torcida. Destaque também, para os dois gols de Thiago Salles, um deles numa bela cabeçada -fundamento que o jogador domina. O zagueiro já tem 3 gols no Campeonato Carioca. Jaílton, definitivamente, não vem repetindo suas boas atuações no papel de 3°zagueiro, como aconteceu na reta final do Campeonato Brasileiro no ano passado. Deu uma bobeada incrível no gol de Jessé, numa infeliz tentativa de espanar a bola. Até há pouco, fui defensor de sua manutenção no time titular, mas tá feia a coisa. Renato Augusto voltou ao time após recuperar-se de cirurgia na face, substituindo Marcinho no final do jogo. Sua entrada até melhorou um pouco o time. Cobrou a falta que originou o 2°gol de Thiago Salles e tentou até algumas arrancadas. Uma boa notícia para o Flamengo, que vem carecendo de um jogador com as suas características no setor de criação. Joel pretende prepará-lo para entrar desde o início contra o Nacional, dia 19 pela Libertadores no Maracanã. Que tenha sucesso!
.
O Botafogo mesmo desfalcado por alguns titulares, fez uma apresentação convincente contra o Volta Redonda -principalmente no 1°tempo- e venceu por 3 a 0. Gols de Wellington Junior, Túlio e Alessandro. Grande notícia para a torcida alvi-negra: O goleiro reserva Renan teve uma ótima atuação. Demonstrando muita segurança, boa colocação e excelente reflexo através de defesas à queima roupa, Renan correspondeu às espectativas de Cuca. Sem poder contar com Castillo que cumpre suspenção, Cuca insistiu na liberação do do jovem goleiro que estava a serviço da Seleção Brasileira sub-19 e voltou da Granja Comary para o jogo. Tem postura de grande goleiro. Não fosse por Renan, o Volta Redonda -que fez uma boa partida- teria feito ao menos o gol de honra. Renato Silva tomou o 3° cartão amarelo e não enfrenta o Duque de Caxias na quinta-feira. Dirigentes alemães do Schalke-04, estiveram no Maracanã para observar o zagueiro. Isto é incrível! Destaque para mais uma ótima apresentação de Jorge Henrique, que abusou das jogadas de velocidade, dando muito trabalho à defesa do Volta Redonda. Depois do 3°gol, o Botafogo se mostrou satisfeito, e tentando segurar o resultado, cedeu espaço para o Volta Redonda atacar. Foi aí que o goleiro Renan teve a chance de aparecer e ouvir seu nome gritado em coro pela torcida. Além do goleiro, Cuca ganhou confiança em mais um jogador do elenco enxuto que possui: Wellington Junior. O jogador, talvez o melhor da partida, entrou no lugar de Abedi que sentia dores nas costas, fez um gol e deu um grande passe para Alessandro marcar o 3°gol. Vitória merecida.
.
Será que existe alguém que ainda acredita na possibilidade de algum dos quatro grandes ficar de fora das semi-finais da Taça Rio?

6 comentários:

Anônimo disse...

Pô, Rod...Esse Renan agarra muito!!!

Anônimo disse...

Na parte final da partida Renan fez pelo menos tres excelentes defesas, mas não foi só isso não, tb foi seguro em "todas" as bolas, e muito bem na reposição, ponto fraco de nossos goleiros a anos.

Anônimo disse...

esse canhoto Eduardo que veio do Bahia tb vai vingar.

Anônimo disse...

Rod, você sabe que sou um empedernido defensor do futebol do Souza. Acho ele guerreiro, não é fominha, dá passes bons, abre espaços, etc. Mas o que foi aquilo ontem? A bola veio à baixa altura no segundo pau e ele em vez de chutar se abaixou todo para tentar cabecear? E aí, já assinou a Fla-TV?

Anônimo disse...

e o Dodô heim, faltou sorte de novo, e vai lhe faltar por mais tempo, pois poderia ter saído de outra maneira do Botafogo, que tanto lutou por ele, e deu no que deu, quebrou a cara.

ROD disse...

Biriba e Sergio M.,

Não só o Renan foi bem, mas também o Wellington JR. Parece que ele também é formado nas divisões de base do Botafogo, né? Boa notícia, há muito que as divisões de base do clube não estão revelando bons valores. Essas duas promessas pintaram bem mesmo. Vamos aguardar.

Fala Diogo-crf, rubro-negro dos bons,

O lance do Souza foi muito engraçado. Parecia um touro brabo dando um chifrada. Bizarro.

Sobre a FlaTV, confesso que acabei de imprimir o boleto agorinha no trabalho. Estou sem impressora em casa.

Valeu pela insistência, hehehe...Nosso clube merece.

Um grande abraço para todos.
Rod.