quarta-feira, 26 de março de 2008

MULHERES NO FUTEBOL

As mulheres definitivamente invadiram o mundo do futebol, nosso último reduto do “Clube do Bolinha”. Durante os últimos Jogos Panamericanos, o Maracanã lotou para ver Marta e cia. As estrelas da Seleção Brasileira de futebol feminino, aos poucos começam a ganhar status de ídolos e passam a ser reconhecidas pelas ruas. E a verdade é que o futebol feminino melhorou bastante tecnicamente, impossível não notar.

Ano passado, a bandeirinha Ana Paula de Oliveira, após algumas atuações polêmicas em jogos importantes, posou nua para um ensaio da Revista Playboy. Após dez meses de geladeira sem atuar em um jogo de 1ªdivisão no futebol brasileiro, Ana Paula reapareceu bandeirando o jogo entre Rio Preto e Portuguesa no último domingo pelo Campeonato Paulista. Hoje à noite pelo Campeonato Carioca, o Flamengo terá pela 1ª vez em sua história, um jogo que terá uma arbitragem feminina. Totalmente feminina. Simone Xavier será a árbitra e terá como suas auxiliares Fernanda Lisboa e Lilian da Silva. Sulamir de Souza será a quarta árbitra. Será curioso de assistir. Não sou contra mulheres na arbitragem, mas confesso que ainda tenho cá minhas dúvidas se elas deveriam apitar jogos do futebol masculino.

Enquanto ainda pensávamos que elas nunca entenderiam a tal lei do Impedimento, o jornalismo esportivo brasileiro foi infestado pela presença feminina. Na cobertura do futebol, por exemplo, elas aparecem tanto como repórteres de campo quanto nos comentários. Apresentam telejornais, assinam colunas em veículos importantes, participam de debates em resenhas esportivas, têm blogs sobre o assunto, enfim, agora formam opinião. E cá entre nós, duvido que na imprensa esportiva de algum outro país, se encontrem tão belas representantes quanto no Brasil. A lista de beldades é imensa, e tomaria todo o espaço deste post.

Mas na minha opinião, a melhor parte disso tudo, é a presença feminina nos estádios. Quem freqüentava o Maracanã nas antigas sabe como a chapa era quente. Sinistro. Chuva de urina, brigas no interior do estádio e muitas outras cenas dantescas e boçalidades sem fim. Hoje o Maraca está florido...Elas aparecem lindas, produzidas, cheirosas e o melhor: aos bandos...visual fashion, camisas de seu clube no estilo“Baby Look”que deixam as barriguinhas saradas à mostra...Um verdadeiro show. E este não é um fenômeno que se restringe ao Maracanã. É nacional, e se espalha por todos os estádios brasileiros. E no final, os marmanjos acabam se comportando melhor para não fazerem feio diante das "boleiras". É muito salutar, além de ser um colírio para os olhos, a presença feminina nos estádios. Que apareçam mais e mais...

5 comentários:

Anônimo disse...

minha opinião mudou completamente a respeito de mulheres apitando futebol profissional.
depois que a Ana Paula usou de outros artifícios para se promover, acho que é inviável e perigoso apostatrem nelas.

Anônimo disse...

Mulheres, mulheres, mulheres...sempre benvindas hehehehe mulheres em profusão heheheh

Anônimo disse...

mulher é a melhor coisa que existe...melhor que uma, só duas

Anônimo disse...

sou totalmente favorável quando se
trata de ver jogo com a torcida femi
nina presente,já apitar acho que tem
certos jogadores que não respeitam
nem os juizes quanto mais as juizas
tenho dúvidas também,um abraço.

ronaldo derly do JA

ROD disse...

s matos.
A Ana Paula realmente pisou na bola. Há recomendações da FIFA, para que os árbitros mantenham a discrição em sua vida pessoal.

Ronaldo derly,
A presença feminina na torcida como em qualquer lugar é uma maravailha. E apitando, como eu disse, ainda não formei opinião.

abraços a todos.