sábado, 3 de maio de 2008

PROMESSAS

No futebol assim como na vida, nem sempre se transforma talento em realização. Quantas foram as jovens promessas consideradas diamantes lapidados nas categorias de base que não deram em nada? Muitas. Na verdade, a maioria. E daí? Não importa. Qual é o boleiro que nunca chegou com um papo do tipo: “Tem um garoto ali no time tal que vai ser o novo Zico...” Este exercício meramente especulativo faz parte do tradicional papo de torcedor. Quando a “promessa” joga no time dele então...aí é que será o sucessor do Pelé!

Acompanho atentamente as categorias de base desde que vi a Seleção Brasileira ser campeã mundial de juniores no México, em 1983, vencendo a final contra a Argentina por 1 x 0, gol de Geovani. Um timaço que jogava por música e que viria a formar a base da seleção principal campeã do mundo nos Estados Unidos em 1994. Jorginho, Dunga, Bebeto...ou seja, estavam ali vários jogadores que escreveriam definitivamente seus nomes na história do futebol brasileiro e mundial, mas esta nunca foi ou será a regra. Os campeões de 94 são a exceção da exceção. Estavam também naquele mesmo time campeão mundial de juniores em 83, o próprio Geovani -eleito melhor jogador da competição- e o Gilmar Popoca que não me deixam mentir.

Fiz este intróito para repartir agora com os amigos, as minhas novas “apostas”para um futuro próximo. Além do desejo de uma carreira brilhante para todos, torço também para que permaneçam aqui por essas bandas por mais algum tempo. Vamos a eles:

Allan (FLUMINENSE)


Há pouco tempo, ele era só mais um jovem atacante das categorias de base do Fluminense. Com a artilharia do Torneio Internacional de Juniores dos Emirados Árabes, chamou a atenção do técnico Renato Gaúcho que lhe deu algumas oportunidades no time principal durante o Campeonato Carioca. Allan aproveitou sua chance fazendo o que mais sabe: gols. Apesar de não estar inscrito para a Taça Libertadores da América, Allan é tratado como uma jóia nas Laranjeiras.


Aírton (FLAMENGO)


Com apenas 18 anos, Aírton é volante e dos bons. Trazido do Nova Iguaçú para as juiores do Flamengo por Adílio, Aírton estreou no time principal do Flamengo contra o Vasco na Taça Rio, após ter impressionado o técnico Joel Santana durante um treinamento coletivo. Sua atuação foi excelente, tanto ao anular Edmundo com uma marcação implacável quanto nos passes lúcidos e certeiros. Metade de seus direitos federativos pertencem ao Flamengo e os outros 50% ao Nova Iguaçú.


Paulo Sérgio (FLAMENGO)

Paulo Sérgio é uma figura já conhecida dos torcedores do Flamengo, tendo sido utilizado em algumas partidas no time principal no ano passado. Grande goleador nas categorias de base do futebol carioca, Paulo Sérgio já chamou a atenção de dirigentes do Manchester United. Mesmo sendo um atacante de movimentação, também pode atuar como centro-avante. Devido ao corpo franzino, será necessário a Paulo Sérgio um trabalho de hipertrofia muscular, afim de garantir seu sucesso profissional nesse futebol de tanto contato como o de hoje.


Erik Flôres (FLAMENGO)


Para mim, o mais futuroso de todos aqui. Erick Flôres é o meia-armador típico. É arco e flecha. Cria jogadas com a mesma facilidade que arrisca o chute ao gol. Dribla com muita facilidade, e seu futebol já vem sendo comparado ao de Adílio -seu treinador nos juniores- pelos flamenguistas mais afoitos. Erick também é um marcador duro no meio de campo. Por vezes até violento, um defeito que devido a sua idade ainda pode ser corrigido.

Souza (VASCO)

Esse típico cabeça de área me chamou a atenção durante a última Copa São Paulo de Juniores. Mesmo com uma participção discreta do time vascaíno, fiquei muito bem impressionado com o seu futebol e sua postura, sempre com a fronte erguida. Tenho certeza de que Souza logo logo será efetivado em sua posição no time titular do Vasco. Ainda mais em um elenco que conta com Beto, Jonílson e Leandro Bomfim para a função.

Philippe Coutinho (VASCO)

Philippe Coutinho é o mais jovem dos citados aqui. Com apenas 15 anos, já despertou o interesse do Real Madrid, que até já tentara levá-lo do Vasco, e de outros gigantes do futebol europeu. Mais recentemente, a imprensa espanhola divulgou que o Barcelona também entraria na disputa pela jovem promessa vascaína. Philippe Coutinho se destacou na Seleção Brasileira que foi campeã do torneio sul-americando sub-15

Alex Teixeira(VASCO)

Lançado prematuramente num momento ruim do time principal do Vasco, Alex Teixeira foi sacado do time titular com a chegada de Antônio Lopes. Meia-atacante de habilidade comprovada, Alex Teixeira terá em Lopes um excelente tutor para auxiliá-lo em seu período de maturação. No início do ano, o Chelsea ofereseu ao Vasco R$11 milhões por 50% de seus direitos federativos. O Vasco não só recusou como ampliou o contrato do jovem até 2013. A multa rescisória agora é de R$ 100 milhões.

Renan (BOTAFOGO)


Há muito que as categorias de base do Botafogo não geram bons frutos. E num clube que sofreu tanto com problemas com todos os seus goleiros na temporada passada, chega ser no mínimo curioso que a grande promessa das categorias de base alvinegra seja o jovem goleiro Renan, também titular da seleção brasileira sub-19. Renan domina todos os fundamentos que se exigem para a função de goleiro. Tem ótimos reflexos e é preciso na saída do gol.

7 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, faltou falar no Pedro Beda, centroacavnte do flamengo que forma o ataque com o Paulo sérgio. ótimo jogadotr.

Anônimo disse...

Tartá-Flu
Vander-Fla
Edu-Vasco

Anônimo disse...

Bem galera, a única menina do blog deseja toda sorte do mundo para os flamenguistas hoje que já devem estar indo pro maraca...minha ciça já saiu há muito tempo,,,saiu às 13 e um aviso pra quem não sabe ...saida de flamenguista é no metrÔ de São Cristovão e dos botafoguenses no metrô do Maracanã....boa sorte galera....deixa algum tricolor entrar aqui e ver isso...vou apanhar...uma tricolor torcendo pro flamengo...rs...rs

Anônimo disse...

Marcello , Tartá é um fenômeno muito mais que o nosso velho e decaído fenOmeno...que tá caído cada dia mais , só se mete em baixaria....rs..rs

DERLY. disse...

MENGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

É É É O OBINA É MELHOR DO QUE O PELÉ

E NINGUÉM CALA ESSE CHORORÔ
CHORA O PRESIDENTE
CHORA O TIME INTEIRO
CHORA O TORCEDOR

BI-CAMPEÃO/30 TITULOS

RONALDO DERLY UM ABRAÇO IRMÃO

Anônimo disse...

Parabéns aos flamenguistas, jogaço no segundo tempo...de arrepiar...

Anônimo disse...

MENGOOOOOOOOOOOOOO!
É BICAMPEÃO PORRA! MENGOOOOO
VAMO BEBER!!!!!!!