domingo, 4 de maio de 2008

MENGÃO BI-CAMPEÃO CARIOCA

Foi um título mais do que justo. Foi a vitória de quem tem mais saúde(leia-se preparo físico), de quem tem um melhor treinador....de quem tem mais time e, sobretudo, mais elenco. O Flamengo venceu as três partidas decisivas que jogara contra o Botafogo nesse campeonato: A final da Taça Guanabara e as duas partidas que decidiram o Campeonato Carioca. O bi-campeonato rubro-negro é incontestável.

O frango de Bruno, após uma bola alçada à área por Lucio Flávio em cobrança de falta, foi o estopim para despertar um time do Flamengo que começara o jogo cauteloso ao extremo. Entrou em cena a figura de um treinador que tem boa leitura do jogo e peças de qualidade à sua disposição no banco de reservas. Entrou em cena a figura competente de Joel Natalino Santana. Das duas substituições feitas por Joel(Diego Tardelli entrou no lugar de Jaílton e Obina no de ibson), saíram os três gols rubro-negros.
.
Nas substituições realizadas durante a partida, se tornou flagrante a supremacia do elenco do Flamengo frente ao do Botafogo. Enquanto no Flamengo entraram Diego Tardelli e Obina, no Botafogo entraram Fábio, Edson e Adriano Felício. Isso explica muita coisa. O Flamengo tem um plantel muito mais homogêneo. O Botafogo tem um elenco enxuto. É justamente aí que reside a principal qualidade de Cuca, a de montar um time competitivo com um grupo limitado.
.
Cuca não é um treinador que peca pela omissão. É deveras criativo na organização e no treinamento de jogadas ensaiadas de bola parada, que por muitas vezes resultaram em gols do Botafogo nesta temporada. Cuca cria variações táticas para seus times, e assim foge à mesmice reinante no 4-4-2 ou no 3-5-2...mas também extrapola, especialmente nas partidas decisivas...e acaba por redundar na invencionice. Quando se troca o esquema tático por demais, o treinador deixa transparecer para o mundo exterior uma disfarçada falta deconfiança no trabalho realizado. Tenho minhas dúvidas se a harmonia existente entre Cuca e a torcida do Botafogo continuará tão inabalável como foi até agora.
.
Não fosse a falha de Bruno, dificilmente o Botafogo marcaria um gol nesta partida final. O sistema defensivo armado por Joel esteve perto da perfeição. O artilheiro do campeonato, Wellington Paulista, assim como acontecera no domingo passado, foi totalmente anulado pelos zagueiros do Flamengo. E no setor de meio-campo, ali pela intermediária rubro-negra, Toró foi um verdadeiro Leão na destruição. Como joga o Toró -com a cabeça no lugar- nesta posição de segundo volante! Que disposição! Uma atuação de raça, do tipo que encanta a torcida rubro-negra.
E como não falar de Juan? O lateral-esquerdo rubro-negro teve uma atuação brilhante. Já é muito evidente que os impetuosos alas rubro-negros alcançaram o meio termo entre a postura defensiva e o avanço irresponsável. O senso de marcação de ambos evoluiu indiscutivelmente. E além de um marcador implacável no jogo de hoje, Juan ainda se deu ao luxo de aos 36 minutos da etapa final, arrancar pela ponta esquerda deixando Leandro Guerreiro -nitidamente fora de ritmo- para trás, concluindo com um centro certeiro que alcançaria Tardelli, e daí o gol.

Diego Tardelli teve uma participação especial neste título carioca. Autor do golaço da vitória na Taça Guanabara, entrou junto com Obina na partida de hoje para incendiar o jogo. E Obina? Será o novo Nunes? O novo artilheiro das grandes decisões? Estrela não lhe falta.

Depois da cansativa viagem ao México no mei de semana, os jogadores rubro-negros esbanjaram preparo físico no 2°tempo. Não foi a primeira vez neste campeonato que o Flamengo ganhou um jogo impondo seu melhor preparo físico sobre o adversário na etapa final. Foi assim na semi-final da Taça Guanabara contra o Vasco e na partida seguinte que decidiu o 1°turno contra o Botafogo. E assim aconteceu hoje mais uma vez. O resultado é fruto de um trabalho de preparação física de excelência, realizado por Ronado Torres, preparador físico do Flamengo e fiel escudeiro de Joel Santana. Lá no início do ano, quando o Flamengo terminava sua pré-temporada em Teresópolis, na Granja Comary, assisti uma entrevista com o Ronaldo Torres na FlaTV em que o mesmo afirmava que em 12 anos atuando no futebol profissional, essa teria sido a mais perfeita e completa pré-temporada que já havia realizado. Está aí o desempeho físico dos atletas rubro-negros para comprovar.

Agora o lado alvinegro concentra seu foco na Copa do Brasil, competição em que figura como um dos meus favoritos ao título. Para o campeonato brasileiro o clube precisará de reforços. E o Flamengo enfrenta o América/MEX no Maracanã, na quarta-feira, já de olho nos três confrontos que possivelmente terá pela frente contra o Santos, dois pelas quartas-de-final da Libertadores e um na estréia do Brasileirão 2008
***
O Presidente Márcio Braga, declarou de forma veemente no programa Esporte Visão da Rede Brasil, que o lançamento prematuro da camisa da Nike comemorativa do bi-campeonato, antes mesmo da partida final, foi o "atrito definitivo" entre o Flamengo e seu fornecedor oficial de uniformes. Ao agir assim, a Nike teria infringido o contrato de fornecimento ao lançar no mercado um produto sem a anuência do Flamengo. Márcio Braga afirmou que amanhã mesmo serão tomadas providências. Informou ainda que, no dia de amanhã, seria aguardada uma proposta da Nike de renovação do contrato de fornecimento de materiais esportivos.

13 comentários:

DERLY. disse...

É CAMPEÃO,ALIÁS BI-CAMPEÃO,TRINTA VE
ZES CAMPEÃO IGUALANDO AO FLU,TÔ MAIS
FELIZ DO QUE P......NO LIXO AMIGO,EU
AVISEI O OBINA É O CARA E O TARDELLI
ESTAVA SE ESPECIALIZANDO EM DETONAR O
BOTAFOGO,SE TIVESSE FEITO AQUELE POR
COBERTURA O MARACANÃ ARRISCAVA CAIR.

UM ABRAÇO E SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS

RONALDO DERLY

Anônimo disse...

MEEEEEEENGOOOOOOOOOOOO
ainda meio bebum

Anônimo disse...

Caio Jr. é o novo técnico do Flamengo. Que tal?

DERLY. disse...

régis e rod é aquela história depois
do papai joel qualquer um que entrar
no mengão vai sofrer com a comparação
então eu acho que o negócio é dar um
voto de confiança e esperar para ver
não adianta elogiar ou criticar antes
de ver resultados bons ou ruins toc toc toc,SAUDAÇÕES BI-CAMPEÃS.

ronaldo derly

ROD disse...

Amigos,
Não acho que o Caio Junior tenha mostrado tantos bons trabalhos assim. Não acho que ele tenha ido tão bem assim no Palmeiras, por exemplo.
De bom mesmo, só o trabalho à frente do Paraná, quando levou o time à Libertadores conseguindo o 4°lugar no Brasileiro de 2006.
Mas...vamos torcer. A saída de Joel, por si só, já é um problemão. A torcida rubro-negra tem mais é que dar força para o Caio JR.

Anônimo disse...

Cadê o Biriba?
Já ia me esquecendo da figura.
Chora neném ahahahaha

DERLY. disse...

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:

-KD O BIRIBA VÉIO?SUMIU O CARA AI Ô.

BIRIBA CADÊ VC?TÁ CHORANDO ATÉ AGORA.

RONALDO DERLY

Anônimo disse...

A conquista do Flamengo foi justa.
E premiou Joel, que ousou nas substituições. As opções presentes no banco de reservas do Flamengo decidiram o campeonato. Já do banco do Botafogo, vieram Adriano Felício, Edson e Fábio. Pobre Cuca. Vai carregar o estigma do "quase" por mais algum tempo.

Anônimo disse...

Parabéns de novo ao flamengo que jogou demais no segundo tempo, dava até inveja viu....agora, é lamentável ler e ouvir o que acontece com a organização da polícia e a organizadora...tratando os torcedores feito bichos no curral...isso tem que mudar....

DERLY. disse...

pois é te e o brasil vai sediar uma
copa do mundo,sei não viu torcedor é
um consumidor que tem um tal de esta
tuto que só vale no nome,na prática
a conversa é outra.

um abraço ronaldo derly

ROD disse...

Pessoal, o Maraca melhorou muito por dentro, em sua estrutura.
O grande problema continua sendo o material humano que trabalha nos dias de jogos. Os funcionários da Suderj, a PM...todos...parecem que estão lá pra tumultuar. Isso sem falar na farra dos cambistas...
Ronaldo, ontem falei com a Te sobre isso que ela contou aí...Ingressar no Maraca para o setor das arquibancadas em dia de jogo cheio virou um verdadeiro martírio...É gente sendo espremida atrás de grades que formam um curral para a entrada...É polícia montada jogando os cavalos para cima do povo. No jogo de ontem, ouvi histórias de famílias que com seus ingressos comprados, desistiram de assistir o jogo por causa da confusão para entrar no Maraca.
Lamentável...

Anônimo disse...

Cheguei. Parabéns aos framenguistas. Vcs mereceram.

Anônimo disse...

agora sem brincadeiras: parabéns Rod, Ronaldo Derly, Régis.

O Botafogo tem de manter a concentração. Temos a Copa do Brasil pela frente e todas as condições para conquistá-la.
O próximo passo é depenar o galo mineiro.
boa noite.